livro 10 anos

Chamada de artigos para o livro:

Memórias e experiências de ensino e de extensão do campus Lagoa do Sino em seus 10 anos de história

 

Apresentação

Fruto da visão e nobre gesto de doação de uma fazenda altamente produtiva pelo escritor Raduan Nassar, o campus Lagoa do Sino da UFSCar completará, no ano de 2024, 10 anos do início das atividades de seus cursos de graduação. Com o intuito de celebrar e resgatar esses 10 anos de história é que se insere o presente projeto, que visa registrar memórias e experiências de ensino e de extensão por meio da publicação de um livro pela EdUFSCar.

O livro contará com três seções. A primeira será um capítulo que reunirá os resultados de uma pesquisa de resgate histórico de memórias de diferentes pessoas que estiveram presentes desde a elaboração da proposta do campus a membros da comunidade e do território Lagoa do Sino. As demais seções serão dedicadas, respectivamente, às experiências de ensino e de extensão. O intuito é que elas sejam contadas diretamente por todas e todos que, de diferentes formas, as vivenciaram. Portanto, a presente chamada é um convite a toda a comunidade de Lagoa do Sino para contribuir com a publicação deste livro, relatando experiências de ensino e/ou de extensão, na forma de artigos que possam compor o livro. Assim, serão aceitas inscrições de propostas para as seções 2 (experiências de ensino) e 3 (experiências de extensão).

Cabe rememorar que na época de sua criação, considerando as características da região identificada como território Lagoa do Sino e com o compromisso de contribuir com o seu desenvolvimento, a concepção do campus foi alicerçada em três grandes eixos: Desenvolvimento Territorial Sustentável; Soberania e Segurança Alimentar; e Agricultura Familiar. Além disso, visando inovação no ensino e na formação de estudantes, a concepção pedagógica para os cursos de graduação do campus implicou em uma organização didático-pedagógica não no formato disciplinar tradicional e, sim, pautada em atividades curriculares no formato de Eixos Temáticos, abrangendo diferentes áreas de conhecimentos que sejam afins e pertinentes à formação prevista nos cursos. Logo, em uma mesma atividade curricular tem-se a possibilidade de atuação de diferentes docentes, de diferentes áreas, trabalhando um programa de ensino e formação de forma integrada. Com uma vocação extensionista e com projetos pedagógicos inovadores de formação na graduação, Lagoa do Sino acumulou muitas experiências que neste momento propomos que sejam revisitadas, refletidas e, principalmente, compartilhadas.

Relativamente ao ensino de graduação no campus, compreende-se que as experiências abrangem os cincos cursos de graduação de Lagoa do Sino e podem envolver organizações, sequenciamentos e conduções de ensino não usuais, possibilitados pela estrutura didático-pedagógica dos cursos. Também podem ser concernentes a processos de ensino, de aprendizagem ou de avaliação que sejam diferenciados, como os vivenciados nas avaliações integradoras, ou ainda, os proporcionados pelo uso de metodologias ativas ou pela integração de diferentes áreas de conhecimentos, entre outros.

Quanto às experiências extensionistas, a constatação das enormes desigualdades vivenciadas neste território em relação à renda, à falta de infraestrutura, acesso a serviços públicos e privados, bem como dos desafios ambientais, ressalta-se a importância e a necessidade da Universidade atuar como um centro de referência científica e tecnológica, que contribua efetivamente no seu desenvolvimento. Sobretudo com base nos pilares do campus, mas não somente, inúmeros programas e atividades de extensão vêm sendo ofertados em diferentes áreas e em colaboração com públicos diversos. Pretende-se abrir espaço para a divulgação das ações extensionistas, suas relações com a pesquisa, a formação de parcerias e redes de colaboração, os resultados obtidos, o envolvimento dos estudantes nos projetos, dentre outros aspectos.

Diretrizes

As experiências de ensino e/ou de extensão poderão ser relatos, histórias ou narrativas, de um ou mais autores, e constituirão os capítulos do livro que será publicado em formato digital/e-book, de acesso livre, sem custos para os autores. Pelo menos um autor deverá ser servidor lotado em Lagoa do Sino. Serão selecionados dez (10) textos para a seção 2 (experiências de ensino) e dez (10) textos para seção 3 (experiências de extensão) do livro.

Os textos deverão ser uma apresentação reflexiva que contemple, de forma contextualizada e objetiva, uma situação (ou um conjunto de situações) relacionada(os) com a experiência a ser relatada. Neste contexto, também deverá ser abordado o objetivo da(s) situação(ões), a motivação, a justificativa, as observações e as reflexões do(s) autor(es) acerca dos resultados, podendo contar com o suporte de registros, como fotos, materiais utilizados, memória, dentre outros. Desta forma, o texto deverá conter as seguintes seções: Introdução, Abordagem metodológica da experiência, Análise reflexiva da experiência, Considerações finais e Referências. Mais especificamente, propõe-se que na Introdução sejam apresentadas: motivação, justificativa (fazendo jus a um marco teórico de referência) e objetivo(s). Na Abordagem metodológica da experiência: contextualização, planejamento e procedimentos. Na Análise reflexiva da experiência: observações e reflexões do(s) autor(es) relacionadas às experiências e aos resultados alcançados. Nas  Considerações finais: considerações acerca dos resultados alcançados e prospecções, seja para o contexto de ensino dos cursos de graduação, ou para as atividades de extensão do campus Lagoa do Sino. Nas referências, a lista de materiais (publicações, normas técnicas, links etc.) que embasam o artigo e que foram citados.

Quanto à formatação do texto, orienta-se que: 

  • Os textos sejam escritos em formato word (.doc/.docx) e contenham no mínimo 5 páginas e NO MÁXIMO 8 PÁGINAS;
  • Margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2,5 cm;
  • O título deve estar centralizado, com primeira letra em maiúsculo e negrito, tamanho 14, em fonte Times New Roman;
  • Nome (s) completo (s) do (da/s) autor (es/as), alinhado (s) à direita (sem CAIXA ALTA e sem negrito), em fonte Times New Roman, tamanho 12; com espaçamento simples entre as linhas; e inserir nota de rodapé para cada autor(a) contendo breves informações acadêmicas (área de formação, vínculos institucionais e e-mail.);
  • O corpo do texto deve ser iniciado pela introdução (sem um resumo) e escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12; com espaçamento simples entre as linhas e justificado; Espaçamento de 6pt entre parágrafos; Deslocamento 1,25 na primeira linha;
  • As quatro seções devem estar em negrito, sem numeração e com inicial maiúscula apenas; com espaçamento antes e depois de 18pt;
  • Citações diretas com mais de 4 linhas devem ser apresentadas com espaçamento simples, fonte de tamanho 11 e recuo de 4 cm;
  • Tabelas, quadros e ilustrações devem estar centralizados, com título acima, junto da numeração correspondente à ordem em que aparecem no texto e na parte inferior deve constar a fonte. Ilustrações no formato de fotografia deverão ter autorização tanto dos presentes, como do fotógrafo, para que possam ser publicadas e estão limitadas a, no máximo, duas por capítulo;
  • Itálico: apenas em palavras de língua estrangeira, ênfase ou destaque de palavra ou trecho do texto;
  • Negrito: apenas no título e seções;
  • As referências devem estar de acordo com as normas da ABNT vigentes, ao final do texto, com o título das obras em itálico, em ordem alfabética, alinhadas à esquerda e o(s) nome(s) do(s) autor(es) devem estar abreviado(s), como no exemplo:

 FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004. 148p.

Processo de submissão e avaliação

Uma primeira etapa para preparação e publicação do livro consistirá na apresentação, por parte dos proponentes de cada capítulo, de uma proposta de até uma página, descrevendo brevemente a experiência a ser relatada e os autores que trabalharão na proposta. Além disso, é fundamental que se indique a qual seção está sendo submetida a proposta: (2) educação ou (3) extensão. Esta etapa será importante para que sejam feitas possíveis adequações entre a proposta e as linhas editoriais do livro.

Em seguida, para as propostas que tiverem sido aprovadas na primeira etapa, o artigo completo deverá ser submetido em sua versão final em um arquivo no formato word (.doc), revisado no que se refere à ortografia e gramática e escrito na norma culta da língua portuguesa. Além disso, sem marcações e/ou comentários, mas um arquivo que seja editável. Dois arquivos deverão ser enviados: um com identificação dos autores e outro sem identificação. A submissão deverá ser realizada pelo autor principal do texto ou por um dos autores, que neste caso, será o responsável pela submissão e pelas comunicações relativas à publicação. Os arquivos, tanto a proposta de capítulo quanto o texto completo, deverão ser enviados por e-mail, para livrols10anos@ufscar.br. No título do e-mail deverá haver a identificação da seção ao qual se destina a submissão. (Ex.: Proposta de Capítulo – Seção 2 (experiências de ensino)). 

O processo de avaliação, primeiramente em relação as propostas de capítulo, estará pautado na observância das diretrizes aqui apresentadas e condicionado ao aceite de, no máximo, 10 textos de relatos de experiências de ensino e 10 textos de experiências de extensão. Neste sentido, terão prioridade relatos com mais de um autor e/ou experiências multiáreas. Posteriormente, os artigos completos das propostas aprovadas também passarão por apreciação, no caso, de dois, ou mais, pareceristas externos ao campus Lagoa do Sino, a serem definidos pelos organizadores da publicação. Nesta etapa do processo, de acordo com os pareceres emitidos, os organizadores poderão: aceitar integralmente; sugerir ou solicitar modificações necessárias; ou rejeitar o texto. A obra quando completa também passará por apreciação da EdUFSCar, por meio do seu Corpo Editorial e/ou do Relator ad hoc, bem como por todo o processo editorial. 

Cronograma Geral

  • Divulgação e abertura do processo de submissões: 03/05/2023;
  • Prazo final para envio de propostas (de até uma página): 26/05/2023  - 01/06/2023;
  • Prazo final para análise das propostas: 02/06/2023 - 13/06/2023 ;
  • Prazo final para divulgação das propostas aprovadas 06/06/2023 - 16/06/2023;
  • Prazo final para envio dos artigos: 21/07/2023;
  • Apreciação e julgamento das submissões (com modificações, se necessárias): 24/07/2023 à 25/08/2023;
  • Período de editoração: 28/08/2023 à 03/06/2024;
  • Publicação do livro: junho de 2024.

Termos de Direito Autoral e de Cessão de Imagens (modelo EdUFSCar)

Os(as) autores(as) garantem que o relato de sua(s) experiência(s) no formato de capítulo de livro é original e inédita e assim, cedem o direito da sua publicação. Logo, é vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia, e necessária, autorização seja solicitada. Os autores deverão enviar ambos os termos em arquivos próprios da EdUFSCar (anexo) no momento de submissão dos artigos completos. Caso os textos contenham imagens, deve-se consultar as diretrizes da EdUFSCar para uso de imagens (anexa).

Anexos