Notícia

Adriana Arruda - Publicado em 28-10-2025 16:30
UFSCar divulga diretrizes para redes sociais e manual de comunicação
Documentos reforçam boas práticas nos canais e produtos institucionais da UFSCar (Imagem: CCS)
Documentos reforçam boas práticas nos canais e produtos institucionais da UFSCar (Imagem: CCS)

A UFSCar, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), setor responsável pela comunicação institucional da Universidade, disponibiliza ao público as Diretrizes para as redes sociais UFSCar Oficial e o Manual de produtos e de redação. Os documentos consolidam princípios e práticas já adotados pela equipe e reforçam o compromisso da Instituição com a transparência, a coerência editorial e a qualidade da comunicação pública.

Elaboradas pelos profissionais da CCS, as atualizações são resultado da experiência prática acumulada pelo setor e de um processo de análise e pesquisa de materiais produzidos por outras instituições públicas e órgãos federais. O trabalho também envolveu discussões internas voltadas a aprimorar os instrumentos e procedimentos de comunicação da Universidade. O objetivo foi reunir, de forma clara e acessível, o modo como a Coordenadoria atua e orienta a presença institucional da UFSCar em seus diferentes canais.

Segundo a Diretora da CCS, Agnes Arato, os guias representam um passo importante para tornar mais visível um trabalho que já vinha sendo realizado internamente. "Esses documentos consolidam práticas que são parte do nosso dia a dia, mas agora estão reunidas e acessíveis a toda a comunidade. Tornar público esse material é uma forma de fortalecer a transparência e o diálogo com todas as pessoas que se relacionam com a CCS. Queremos que qualquer integrante da Universidade saiba como funcionam nossos processos, quais são os critérios que seguimos e de que forma pode contribuir para aprimorar a comunicação", destaca.

As Diretrizes para as redes sociais esclarecem como a presença da UFSCar nas redes sociais é conduzida, com base em valores como responsabilidade, veracidade, legalidade e fortalecimento da imagem institucional. O documento também descreve critérios editoriais e de moderação, e apresenta direcionamentos específicos para cada plataforma - como Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube e TikTok.

Manual de produtos e de redação, por sua vez, reúne orientações sobre linguagem, formato e padronização de textos, além de detalhar como solicitar a divulgação de conteúdos nos diferentes canais - como o Portal da UFSCar, Inforede, redes sociais e releases.

"A comunicação pública deve ser, antes de tudo, um espaço de escuta, de prestação de contas e de construção coletiva. Ao publicizar nossas diretrizes e manuais, reafirmamos esse compromisso: o de comunicar com responsabilidade, clareza e diálogo constante com a comunidade universitária", complementa Arato.

As publicações também acompanham o amadurecimento das práticas de comunicação da UFSCar e o contexto digital em constante transformação. "Ao sistematizar diretrizes e procedimentos, a Coordenadoria reforça o papel estratégico da comunicação pública na construção da imagem institucional da Universidade e na aproximação com seus diferentes públicos", finaliza a Diretora.

Ambos os documentos são guias vivos, sujeitos a atualizações conforme as transformações no ecossistema das redes sociais, novas demandas, normas e legislação vigente.

Os materiais estão disponíveis no site da CCS. Sugestões e comentários podem ser encaminhados para o e-mail ccs@ufscar.br.