Notícia

Denise Britto - Publicado em 20-08-2025 12:00
UFSCar convida casais esperando o primeiro filho para atividades
Objetivo é fortalecer a boa relação coparental durante criação do filho (Imagem: Reprodução)
Objetivo é fortalecer a boa relação coparental durante criação do filho (Imagem: Reprodução)
Você está em um relacionamento e, juntos, esperam o primeiro bebê (mesmo que tenham um bebê de um relacionamento prévio)? O casal quer fortalecer suas habilidades para manter uma relação boa durante a criação de seu bebê?

Nessa fase, a professora Elizabeth Joan Barham, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, explica que "os maiores desafios decorrem do aumento abrupto de tarefas para cuidar do bebê, dúvidas e diferenças de opinião sobre o que fazer para cuidar do bebê, a privação de sono e a dificuldade de dividir as tarefas de uma forma que ambos os pais acham justo".

O programa Famílias Fortalecidas ajuda os pais a desenvolverem a relação coparental - interações entre os pais para combinar como educar seu bebê -, junto a algumas informações sobre ser pai/mãe. Para isso, realiza encontros com atividades para o casal, filmes breves para mostrar situações que vão enfrentar, explicações sobre a comunicação no casal, entre outras.

Como participar
Podem participar casais com 18 anos ou mais. Os encontros serão oferecidos por membros da equipe do Laboratório de Psicologia Social (LAÇO), no auditório do DPsi, na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar, às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, entre 18 de setembro e 13 de novembro. 

As vagas são gratuitas e limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. Interessados podem entrar em contato via WhatsApp (16) 99618-9889. O ideal é que a data provável do parto seja após 15 de dezembro. Mais informações no material de divulgação

Sobre o Famílias Fortalecidas
O programa foi desenvolvido e avaliado nos Estados Unidos, com os primeiros resultados aparecendo a partir de 2008. Agora está sendo adaptado para uso em mais de 20 países. No Brasil, o programa foi adaptado e está sendo usado desde 2019, com bons resultados para os casais.

A iniciativa auxilia pais e mães a se prepararem para a chegada de seus filhos, contribuindo para diminuir os índices de depressão pós-parto, aumentar a satisfação conjugal, diminuir a ansiedade parental e fazer com que o relacionamento entre os parceiros seja mais forte e positivo.