Notícia

Denise Britto - Publicado em 30-06-2025 11:00
Publicações abordam ensino e aprendizagem em múltiplas perspectivas
Capa do Guia, uma das obras lançadas com participação de professora da UFSCar (Imagem: Reprodução)
Capa do Guia, uma das obras lançadas com participação de professora da UFSCar (Imagem: Reprodução)

Integrando uma rede internacional de pesquisa em Educação há 25 anos, a professora Roseli Rodrigues de Mello, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar, lançou, junto a pesquisadores de outros países, duas publicações, disponíveis online e com acesso gratuito. 

Uma delas é o livro "Guia de Comunidades de Aprendizagem", escrito a várias mãos e acessível na versão em Português por meio do link https://bit.ly/4jWlOZf. A obra apresenta temas como tertúlias dialógicas, grupos interativos, modelos de convivência, formação de familiares, extensão do tempo de aprendizagem, biblioteca tutorada, contrato de inclusão dialógica, formação de professores e liderança. Além de apresentar os temas, o Guia faz uma avaliação e apresenta iniciativas e estudos de caso em cada um deles.

A outra publicação, também assinada pela professora da UFSCar junto a outros pesquisadores, é o capítulo, em Inglês, "Overcoming pseudo-scientific theories in Education through dialogic pedagogical training in Latin America" ("Superando teorias pseudo-científicas em Educação através de um treinamento pedagógico e dialógico na América Latina"). O capítulo integra o livro "Transforming educational research realizing equity and social justice worldwide" ("Transformando a pesquisa educacional e promovendo a equidade e a justiça social por todo o mundo"), produto da seleção dos melhores trabalhos do congresso da World Education Research Association (Wera) - um evento mundial de educação. O capítulo pode ser acessado através do link https://bit.ly/44evcSj

Segundo Roseli de Mello, as obras representam a internacionalização transformadora: "Nesta rede internacional, foram produzidos conhecimentos que ganharam o mundo e que transformam escolas e vidas também da América Latina. Entre colegas argentinos, chilenos, mexicanos, e também chineses e espanhóis (ciganos e paios - brancos), produzimos conhecimento sobre formação de professores, ensino, aprendizagem e convivência na diversidade, articulando qualidade de aprendizagem de conteúdos com vida livre de violência", relata a docente, que também atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e é coordenadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), ambos da UFSCar.