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Denise Britto - Publicado em 25-06-2025 10:35
Estudo investiga vivências e situações estressantes entre universitários
Pesquisa convida graduandos para responderem a questionário online e anônimo (Imagem: CCS/UFSCar)
Pesquisa convida graduandos para responderem a questionário online e anônimo (Imagem: CCS/UFSCar)
Uma pesquisa na área da Psicologia da UFSCar está buscando compreender os desafios enfrentados por estudantes de graduação, em diversas regiões do Brasil, especialmente no que se refere à saúde mental, desempenho acadêmico e relacionamentos íntimos. Para isso, o estudo convida estudantes de graduação de todo o País para participação.

A pesquisa "Vivências Universitárias: Saúde Mental, Desempenho Acadêmico e Relacionamentos Íntimos" é conduzida pelas mestrandas Gabriela Souza e Jhenifer Sanches, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar.

O estudo tem como objetivo investigar múltiplos aspectos da vida acadêmica de estudantes universitários, com foco em fatores que podem impactar tanto o desempenho acadêmico quanto a saúde mental, explicam as mestrandas do PPGPsi da UFSCar. "Considerando o aumento de demandas emocionais e sociais enfrentadas pelos universitários, especialmente em contextos de transição e adaptação à vida adulta, torna-se fundamental compreender os diferentes fatores de risco e proteção que influenciam o bem-estar e o rendimento desses estudantes".

Temas abordados
O estudo explora, entre outros temas, "como os estudantes lidam com situações estressantes e adversas no ambiente acadêmico e pessoal, analisando também possíveis efeitos de experiências adversas vividas na infância e adolescência que podem trazer impactos na saúde mental e nas relações interpessoais", detalham.

Dentro desse contexto, elas explicam que a pesquisa "dá atenção também a uma temática ainda recente e pouco explorada no Brasil: o abuso digital em relacionamentos íntimos. A investigação busca compreender como essas experiências de violência online se relacionam com indicadores de saúde mental, estratégias de enfrentamento e desempenho acadêmico, ampliando o conhecimento sobre os impactos psicossociais da violência digital entre jovens adultos".

Participação
Podem participar estudantes de graduação de Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas, de todo o País. A participação é online, voluntária e anônima, através do formulário disponível em https://bit.ly/4k5UCr4. O tempo estimado de reposta é de 25 a 30 minutos.

"Ao integrar diferentes dimensões - vida acadêmica, saúde mental, experiências adversas na infância e vivências de abuso digital - o estudo pretende fornecer subsídios para o desenvolvimento de estratégias de prevenção, acolhimento e promoção da saúde em instituições de ensino superior", salientam as pesquisadoras.

Mais informações podem ser consultadas no perfil do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) no Instagram (@laprevufscar) e/ou solicitadas pelo e-mail projetoufscar2025@gmail.com. As pesquisadoras contam com apoio financeiro da Capes e da Fapesp e orientação da professora Sabrina Mazo D?Affonseca, do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 81217124.1.0000.5504).