Notícia

Denise Britto - Publicado em 16-05-2025 16:00
Professora da UFSCar lança livro sobre feminismos em educação
Andrea Moruzzi autografa livro durante lançamento (Foto: Arquivo pessoal)
Andrea Moruzzi autografa livro durante lançamento (Foto: Arquivo pessoal)
No último dia 25 de abril foi lançado na UFSCar o livro "Feminismos em educação: das margens aos centros epistemológicos aos estudos da infância", de autoria da professora Andrea Braga Moruzzi, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar. 

"O texto vai refletindo sobre os feminismos, suas diferenças e semelhanças, seus principais conceitos, temas e estratégias de enfrentamento às desigualdades de gênero. Aponta pistas para mobilização de uma pedagogia comprometida com a igualdade e justiça social, desde a infância", resume a autora, que autografou exemplares do livro na ocasião do evento, ocorrido no restaurante Cozinha do Lobo, no Campus São Carlos.

O trabalho é resultado da pesquisa de pós-doutorado de Moruzzi, realizada entre 2020 e 2021, e "teve como objetivo mapear os feminismos e compreender a maneira pela qual seus  pressupostos nos ajudam a construir uma educação em prol de igualdade e justiça social. Tratou-se de pensar uma pedagogia feminista, ou, o feminismo como pedagogia".

A pesquisa se baseou na genealogia do filósofo Michel Foucault, "a qual busca compreender as condições de emergência dos feminismos analisados. A obra dá destaque aos feminismos marxistas, radicais, lésbicos, queer, negros, aos transfeminismos e aos feminismos subalternos". 

Para a autora, o diferencial da pesquisa que resultou na edição do livro "é a ênfase nas abordagens feministas, em interface com a educação da infância, com uma linguagem muito acessível, voltada para um público bem amplo. Além disso, apresenta a ideia de que os feminismos podem se constituir em importantes ferramentas para uma pedagogia comprometida com igualdade".

A obra
O livro é organizado em quatro seções: 1. Introdução e aspectos metodológicos da pesquisa; 2. Feminismo e feminismos - dos aspectos históricos e dos dispositivos de resistência; 3. Feminismos e suas pluralidades; e 4. Feminismos e pedagogia. 

A publicação é destinada a quem se interessar pelo tema, mas, sobretudo, a professoras e professores da infância e pode ser adquirida no site da Editora Dialética, em https://loja.editoradialetica.com.

A autora
Andrea Moruzzi é professora no curso de pedagogia da UFSCar e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. Atua na área dos estudos da infância, da educação infantil e de gênero.