Notícia

Denise Britto - Publicado em 14-05-2025 09:40
Pesquisa investiga habilidades de cuidadores de pacientes oncológicos
Estudo convida voluntários para participação online ou presencial (Foto: Canva)
Estudo convida voluntários para participação online ou presencial (Foto: Canva)

Uma pesquisa na área de Psicologia da UFSCar está investigando habilidades emocionais específicas de pessoas que estejam atuando como cuidadoras de pacientes oncológicos, e que não tenham formação para esse cuidado, podendo ser familiares ou da rede de apoio do paciente.

A participação é voluntária, anônima e consiste no preenchimento de testes psicológicos para avaliar a inteligência emocional, o que pode ser realizado de duas formas, de acordo com a preferência do participante: online ou presencial, no Departamento de Psicologia (DPsi), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar.

O estudo enfoca habilidades consideradas fundamentais para o manejo das demandas emocionais e sociais no contexto do cuidado e consistem em três conjuntos. O primeiro é a regulação emocional, que compreende o controle de impulsos, sobrecarga emocional e fatores de resiliência frente a situações estressoras; também será avaliada a empatia, que inclui responsividade emocional, empatia cognitiva e empatia compassiva; e, por fim, o trabalho também analisa a organização e sociabilidade emocional, ou seja, capacidade de identificar, compreender e acompanhar a evolução de emoções ao longo do tempo.

O trabalho, intitulado "Avaliação da inteligência emocional de cuidadores de pacientes oncológicos", é conduzido por Melissa Sueros Torres, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSi) da UFSCar, sob orientação do professor Fabiano Koich Miguel, do DPsi, e tem apoio financeiro da Fapesp. Os interessados podem entrar em contato com a pesquisadora pelo e-mail melissa.sueros@estudante.ufscar.br ou pelo WhatsApp +51 940 509 946. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 82650524.4.0000.5504).