Notícia

Denise Britto - Publicado em 08-05-2025 11:00
UFSCar reúne 300 participantes no IV CREPA
Evento discutiu a Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Foto: Divulgação)
Evento discutiu a Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Foto: Divulgação)
A UFSCar foi palco, no último dia 26 de abril, da quarta edição do Congresso Regional de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (CREPA). O evento reuniu cerca de 300 participantes entre docentes, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), educadores sociais, gestores públicos, militantes, pesquisadores e estudantes de licenciatura e pós-graduação da cidade de São Carlos e região.

O IV CREPA reforça a importância da EJA como espaço de promoção de direitos e de construção de uma sociedade mais justa e igualitária por meio da educação. Com o tema central "Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas: diálogo, ciência e transformação social", o IV CREPA teve como objetivo fortalecer o diálogo entre os diversos agentes envolvidos com a EJA, fomentar a pesquisa na área e contribuir para a formação de educadores e educadoras que atuam com esse público.

A programação contou com a conferência de abertura "A potência da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas no Brasil", com a professora aposentada da Rede de Educação de Porto Alegre, Liana da Silva Borges, representante do projeto MOVA-Brasil na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA) e na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação do Brasil (SECADI), do Ministério da Educação (MEC), e coordenadora a Rede Internacional Café com Paulo Freire. 

Ao longo do dia, também foram realizadas apresentações de trabalhos acadêmicos e em formato de outras linguagens, rodas de conversa e oficinas de práticas pedagógicas voltadas para a EJA.

O evento foi organizado por uma comissão coordenada pelas professoras Adriana F. C. Marigo e Fabiana Marini Braga, ambas do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar e integrantes do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (Niase). A realização contou com o apoio das Secretarias Municipais de Educação de São Carlos, Araraquara e Limeira, além das pró-reitorias de Extensão (ProEx) e de Administração (ProAd) da UFSCar.

Mais informações podem ser consultadas no site do evento, em www.crepa.ufscar.br.