Notícia
Adriana Arruda
- Publicado em
14-04-2025
10:40
Baja UFSCar estreia protótipo 4x4 e conquista prêmio de melhor freio

Entre os dias 26 e 30 de março, a equipe Baja UFSCar representou a Universidade na competição nacional Baja SAE Brasil, realizada em São José dos Campos (SP), reunindo mais de 50 instituições de ensino de todo o País. Com um desempenho expressivo, os estudantes conquistaram o título de melhor freio do Brasil, além da 16ª colocação geral no ranking da competição e o 4º lugar na apresentação de vendas.
A trajetória do grupo revela um avanço constante. Nos últimos anos, a equipe saltou da 51ª para a 16ª posição no ranking geral. Parte desse progresso se explica pela consolidação técnica do projeto e pela formação de uma equipe cada vez mais diversa, que hoje reúne estudantes de 11 cursos diferentes, como Engenharias, Psicologia, Biotecnologia, Biblioteconomia e Estatística.
"Um projeto complexo como o nosso exige muito mais do que conhecimentos técnicos. A presença de múltiplos cursos nos permite enxergar desafios por diferentes perspectivas, tomar decisões mais completas e inovar com mais consistência. Além disso, essa pluralidade amplia o impacto do projeto dentro da Universidade. Ao reunir cursos distintos, o Baja se torna um espaço de aprendizado acessível e reconhecido por toda a comunidade acadêmica", afirma Júlia Vieira, estudante de Engenharia Elétrica e diretora administrativa do Baja.
Protótipo com tração nas quatro rodas
Um dos grandes destaques deste ano do Baja UFSCar foi a estreia do Meraki, primeiro protótipo com tração nas quatro rodas desenvolvido pela equipe. O modelo levou quase dois anos para ser projetado e construído, com apoio de professores e servidores da Universidade. Além de aprovado nos rigorosos testes da competição, foi um dos poucos veículos 4x4 funcionais do evento - e o único da cidade de São Carlos.
"O Meraki era um carro completamente novo, e sabíamos dos riscos por ele ainda não ter passado pelos testes necessários", conta Davi Pires Pedrinho, estudante de Engenharia Mecânica e líder das pastas de Cálculo Estrutural e de Marketing e Patrocínio do Baja. "Por isso, foi uma grata surpresa o desempenho tão memorável logo na primeira participação. Conquistar o título de melhor freio, chegar à 16ª colocação geral e completar 31 voltas no enduro - uma prova que nem vínhamos completando nos anos anteriores - foi extremamente gratificante. Traz a confirmação de que estamos no caminho certo."
Na parte técnica, a criação do novo protótipo exigiu uma série de reestruturações. "Foi um marco para a equipe", resume Otávio Seghessi, também da Engenharia Mecânica, líder da área de Design. "A principal mudança foi no sistema de transmissão, com o desenvolvimento de uma nova caixa reversora, eixo cardan e diferencial dianteiro para garantir tração nas quatro rodas. Tivemos que adaptar partes da estrutura do carro, como a gaiola e o assoalho, para acomodar os novos componentes. Boa parte das peças foi fabricada sob medida, utilizando corte a laser, usinagem e soldagem - recursos que deram mais precisão e agilidade ao processo", relata.
Superação também fora das pistas
A inovação técnica veio acompanhada de uma intensa mobilização para viabilizar o projeto. "A implementação do sistema 4x4 no nosso Baja representou um marco de inovação e superação. No entanto, a conquista desse avanço não foi simples: enfrentamos grandes desafios, especialmente na arrecadação de recursos", lembra Laura Diagone, estudante de Estatística e integrante das pastas de Financeiro e Marketing e Patrocínio.
"O custo elevado de componentes, insumos e a necessidade de testes específicos exigiram campanhas intensas, criatividade nas ações de marketing e um esforço coletivo enorme da equipe. Cada valor arrecadado refletiu o compromisso com a evolução técnica do projeto, além do esforço de nossa equipe. Hoje, o 4x4 é mais que uma melhoria, é o símbolo da nossa persistência e visão de futuro", comemora a aluna.
Para além dos resultados, a experiência dos estudantes dentro do Baja UFSCar se traduz em formação prática e interdisciplinar. A vivência traz o desenvolvimento de competências essenciais para o exercício profissional em qualquer área: liderança, comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas complexos. Com mais essa participação de destaque, o Baja UFSCar reforça seu papel como espaço de formação prática, inovação e colaboração entre equipe para lidar com desafios reais - dentro e fora da engenharia.
Sobre o Baja UFSCar
Fundada em 1995, a equipe Baja UFSCar é um projeto de extensão dos departamentos de Engenharia Mecânica (DEMec) e de Materiais (DEMa) da UFSCar que objetiva projetar e construir carros off-road para competições, oferecendo a estudantes universitários a oportunidade de desenvolvimento e aprendizado para, assim, construir um time motivado e vencedor.
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em seu site e perfil no Instagram (@bajaufscar).
A trajetória do grupo revela um avanço constante. Nos últimos anos, a equipe saltou da 51ª para a 16ª posição no ranking geral. Parte desse progresso se explica pela consolidação técnica do projeto e pela formação de uma equipe cada vez mais diversa, que hoje reúne estudantes de 11 cursos diferentes, como Engenharias, Psicologia, Biotecnologia, Biblioteconomia e Estatística.
"Um projeto complexo como o nosso exige muito mais do que conhecimentos técnicos. A presença de múltiplos cursos nos permite enxergar desafios por diferentes perspectivas, tomar decisões mais completas e inovar com mais consistência. Além disso, essa pluralidade amplia o impacto do projeto dentro da Universidade. Ao reunir cursos distintos, o Baja se torna um espaço de aprendizado acessível e reconhecido por toda a comunidade acadêmica", afirma Júlia Vieira, estudante de Engenharia Elétrica e diretora administrativa do Baja.
Protótipo com tração nas quatro rodas
Um dos grandes destaques deste ano do Baja UFSCar foi a estreia do Meraki, primeiro protótipo com tração nas quatro rodas desenvolvido pela equipe. O modelo levou quase dois anos para ser projetado e construído, com apoio de professores e servidores da Universidade. Além de aprovado nos rigorosos testes da competição, foi um dos poucos veículos 4x4 funcionais do evento - e o único da cidade de São Carlos.
"O Meraki era um carro completamente novo, e sabíamos dos riscos por ele ainda não ter passado pelos testes necessários", conta Davi Pires Pedrinho, estudante de Engenharia Mecânica e líder das pastas de Cálculo Estrutural e de Marketing e Patrocínio do Baja. "Por isso, foi uma grata surpresa o desempenho tão memorável logo na primeira participação. Conquistar o título de melhor freio, chegar à 16ª colocação geral e completar 31 voltas no enduro - uma prova que nem vínhamos completando nos anos anteriores - foi extremamente gratificante. Traz a confirmação de que estamos no caminho certo."
Na parte técnica, a criação do novo protótipo exigiu uma série de reestruturações. "Foi um marco para a equipe", resume Otávio Seghessi, também da Engenharia Mecânica, líder da área de Design. "A principal mudança foi no sistema de transmissão, com o desenvolvimento de uma nova caixa reversora, eixo cardan e diferencial dianteiro para garantir tração nas quatro rodas. Tivemos que adaptar partes da estrutura do carro, como a gaiola e o assoalho, para acomodar os novos componentes. Boa parte das peças foi fabricada sob medida, utilizando corte a laser, usinagem e soldagem - recursos que deram mais precisão e agilidade ao processo", relata.
Superação também fora das pistas
A inovação técnica veio acompanhada de uma intensa mobilização para viabilizar o projeto. "A implementação do sistema 4x4 no nosso Baja representou um marco de inovação e superação. No entanto, a conquista desse avanço não foi simples: enfrentamos grandes desafios, especialmente na arrecadação de recursos", lembra Laura Diagone, estudante de Estatística e integrante das pastas de Financeiro e Marketing e Patrocínio.
"O custo elevado de componentes, insumos e a necessidade de testes específicos exigiram campanhas intensas, criatividade nas ações de marketing e um esforço coletivo enorme da equipe. Cada valor arrecadado refletiu o compromisso com a evolução técnica do projeto, além do esforço de nossa equipe. Hoje, o 4x4 é mais que uma melhoria, é o símbolo da nossa persistência e visão de futuro", comemora a aluna.
Para além dos resultados, a experiência dos estudantes dentro do Baja UFSCar se traduz em formação prática e interdisciplinar. A vivência traz o desenvolvimento de competências essenciais para o exercício profissional em qualquer área: liderança, comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas complexos. Com mais essa participação de destaque, o Baja UFSCar reforça seu papel como espaço de formação prática, inovação e colaboração entre equipe para lidar com desafios reais - dentro e fora da engenharia.
Sobre o Baja UFSCar
Fundada em 1995, a equipe Baja UFSCar é um projeto de extensão dos departamentos de Engenharia Mecânica (DEMec) e de Materiais (DEMa) da UFSCar que objetiva projetar e construir carros off-road para competições, oferecendo a estudantes universitários a oportunidade de desenvolvimento e aprendizado para, assim, construir um time motivado e vencedor.
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em seu site e perfil no Instagram (@bajaufscar).