João Eduardo Justi - Publicado em 05-03-2024 13:00
Curso de extensão aborda análise de séries temporais usando o R
Atividades são online, gratuitas e abertas ao público interessado (Imagem: Pixabay)
O Campus Sorocaba da UFSCar está promovendo o curso de extensão, online e gratuito, sobre "Análise de séries temporais usando o R" e coordenado pela professora Andreza Palma, do Departamento de Economia (DEc-So). Durante as aulas, serão enfocados temas como as propriedades das séries temporais, modelos para a média condicional (modelos ARMA), fatos estilizados das séries temporais financeiras e volatilidade (modelos da família ARCH e extensões).

O curso é totalmente virtual e assíncrono. Serão disponibilizados vídeos e arquivos em Rmakrdown com códigos e explicações detalhadas para que os alunos reproduzam os exemplos. Além disso, haverá fórum de dúvidas no ambiente virtual de aprendizagem. Assim, o participante poderá realizar as atividades no seu próprio ritmo e tempo.

Os estudantes do Campus Sorocaba da UFSCar devem realizar a inscrição via SIGA, nos dias 6 e 7 de março. Estudantes dos outros campi da Universidade devem preencher este formulário até 10/3. Já as inscrições para o público externo estão disponíveis neste formulário até 2/4.

Para participar, é desejável conhecimento prévio em R, mas também será disponibilizado um material introdutório ao tema. O período de realização das atividades vai de abril a julho de 2024 e os concluintes receberão certificado. Mais informações pelo e-mail drepalma@ufscar.br.