Adriana Arruda - Publicado em 09-09-2022 17:46
ICC lança série sobre temas de interesse público
Iniciativa conta com a participação de cientistas da UFSCar (Imagem: Maurício Xavier)

Em comemoração ao seu aniversário de um ano, celebrado em 28 de setembro, o Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar acaba de lançar a série "Fala, Cientista!", uma iniciativa que traz pesquisadores e pesquisadoras da Universidade para comentar, com embasamento científico, temas da atualidade que causam dúvidas, questionamentos, curiosidades ou inseguranças à população.

Pesquisas eleitorais permeiam a estreia, que vem com uma série de vídeos curtos para explicar o que são elas, como surgiram, como são elaboradas e o que significam termos como amostragem, margem de erro e percentual de confiabilidade. Os episódios também informam às pessoas quando confiar em uma pesquisa eleitoral, bem como a diferença entre pesquisa e enquete.

Participaram dos esclarecimentos sobre a temática Fabiana Luci de Oliveira, docente no Departamento de Sociologia (DS) e atuante nas áreas de Sociologia do Direito, Metodologia de Pesquisa, Survey e Opinião Pública, e José Carlos Fogo, docente no Departamento de Estatística (DEs) da UFSCar, cuja área de pesquisa envolve Probabilidade Estatística.

"Uma característica dos problemas reais é serem complexos, multifacetados, exigindo olhares multi, inter e transdisciplinares para sua compreensão e busca de soluções. A série olha, assim, para três desafios: identificar demandas da sociedade no que diz respeito à obtenção de informações e, mais que isso, construção de conhecimento; responder a essas demandas com linguagem e formato adequados aos diferentes públicos; e, justamente, reunir cientistas de diferentes áreas do conhecimento na busca por este diálogo com a sociedade", elenca a jornalista Mariana Pezzo, Diretora do ICC.

Todos os vídeos estão disponíveis no site do Instituto.

Sugestões de temas e participantes podem ser enviadas ao e-mail culturacientifica@ufscar.br.