Gisele Bicaletto - Publicado em 25-04-2022 09:00
Equipe da UFSCar participa da nova edição de guia de Enfermagem
Acesso ao Guia é gratuito para todo o público (Imagem: Reprodução)
Foi lançada, no início deste ano, a segunda edição, revista e ampliada, do livro "Processo de Enfermagem - guia para a prática", publicada pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). Entre as coautoras da obra, estão a professora Anamaria Alves Napoleão, do Departamento de Enfermagem da UFSCar, e as alunas Maira Gabriela Perego e Isabella Gerin de Oliveira Bomfim, doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Instituição, orientadas pela docente.

De acordo com a professora da UFSCar, o livro tem uma contribuição importante para o aprimoramento profissional dos leitores. "O guia tem sido uma importante referência para enfermeiros na prática clínica, gestores em Enfermagem, bem como para enfermeiros recém-formados, professores e alunos de Enfermagem, visto que a temática está intimamente relacionada com o alcance de qualidade e segurança no cuidado de Enfermagem e de resultados favoráveis junto aos pacientes", avalia Anamaria Napoleão.

A elaboração da nova edição do guia de Processo de Enfermagem foi realizada por solicitação do Coren-SP e teve início com discussões do grupo de trabalho de Processo de Enfermagem Conselho, do qual a professora Anamaria Napoleão faz parte. O grupo decidiu sobre necessidades de atualização e assuntos a serem acrescentados ao guia, de forma a oferecer aos profissionais de Enfermagem que atuam na prática clínica, no ensino ou na pesquisa um material atualizado e com informações relevantes. "Os novos capítulos propostos sobre registros do processo de Enfermagem em prontuários e a relação do processo de Enfermagem com a segurança do paciente foram a mim atribuídos, juntamente com outros membros do grupo de trabalho", relata a docente da UFSCar.

Sobre a participação das alunas na ampliação e revisão do Guia, a professora relata que os trabalhos e estudos desenvolvidos por elas têm proximidade com a temática do material. "A partir disso, o coordenador Vinícius Santos, docente da Unifesp, considerou pertinente a inclusão das alunas de doutorado nas coautorias, o que constituiu em experiência de grande importância para suas trajetórias acadêmicas", destaca.

O material pode ser acessado gratuitamente neste link.