João Eduardo Justi - Publicado em 26-01-2022 10:05
Painel online apresenta panorama da pandemia em Sorocaba
Painel apresenta dados atualizados sobre a pandemia (Imagem: Reprodução)
Desde 2020, professores e estudantes da UFSCar realizam o projeto de extensão intitulado "Análise e visualização dos dados da pandemia na cidade de Sorocaba", com fomento da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade e sob coordenação de Andreza Aparecida Palma, docente do Departamento de Economia (DEc-So), do Campus Sorocaba da Instituição.

No escopo do projeto, o estudante Victor Alves Dogo Martins, do curso de Estatística da UFSCar, construiu um dashboard, com dados atualizados periodicamente sobre a evolução da pandemia em Sorocaba. Um dashboard é um painel visual que contempla as informações mais importantes e necessárias para análise de determinada realidade. Em outras palavras, é uma ferramenta de gerenciamento de informações que permite acompanhar visualmente, analisar e exibir indicadores, métricas e outros dados importantes para monitorar um negócio, um departamento ou um processo.

Nesse caso específico, o dashboard intitulado "A Covid-19 em Sorocaba" apresenta de forma concisa e de fácil compreensão dados relativos à pandemia da Covid-19 na cidade de Sorocaba. Há dados como casos confirmados ao longo do tempo, mortes registradas e resultados da campanha de vacinação na cidade.

Os dados são atualizados periodicamente e na última atualização, datada de 25 de janeiro de 2022, é possível observar que a data com maior número de casos registrados foi 19 de setembro de 2021; que abril de 2021 foi o mês com maior número de mortes e que quase 85% da população já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina.

As bases de dados são retiradas dos sites brasil.io (no caso de dados relativos a casos e mortes) e basedosdados.org (no caso de dados da vacinação). De acordo com Victor Martins, o intuito é que, em um futuro próximo, o painel seja atualizado automaticamente por meio de ferramentas de integração contínua, como o GitHub Actions.

O dashboard com o panorama da pandemia de Covid-19 em Sorocaba está disponível para acesso gratuito neste link https://bit.ly/3u01IHq.