Gisele Bicaletto - Publicado em 30-11-2021 09:00
Aluno da UFSCar compõe equipe finalista do Desafio Global da NASA
Equipe é única brasileira na final do desafio da NASA (Imagem: Reprodução)
No mês passado, foi realizada nova edição do NASA Internacional Space Apps Challenge, o maior hackathon do mundo, organizado pela Agência Espacial Americana (NASA) em parceria com outras nove agências, incluindo a Agência Espacial Brasileira. O evento online aconteceu, simultaneamente, em 162 países e 37 equipes foram eleitas finalistas. Dentre elas, a única brasileira é um grupo de Campinas (SP) que tem como um de seus integrantes o aluno Vitor Gomes, do curso de Ciência da Computação da UFSCar-Sorocaba.

O desafio contou com mais de 28 mil participantes de todo o mundo que desenvolveram soluções a partir de dados abertos da NASA e das agências espaciais para resolver grandes desafios da Terra e do espaço. A equipe de Campinas - Make it Cool - é uma das finalistas e, além do aluno da UFSCar, conta com a participação de três alunos do curso de Geologia da Unicamp, um estudante de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e uma aluna de Engenharia Agronômica da Esalq/USP.

A Make it Cool desenvolveu uma solução para o desafio "Warning: Things are heating up!"("Aviso: As coisas estão esquentando!", em Português), no qual a NASA esperava que os participantes utilizassem dados abertos e desenvolvessem uma ferramenta para gerar avisos de riscos relacionados ao calor, permitindo uma preparação prévia da população. Uma das integrantes da equipe conta que o protótipo do grupo consistiu na elaboração de um site e um aplicativo que geram alertas sobre o estresse térmico em populações humanas. Para o cálculo desse fator de risco à saúde humana, são necessárias predições de uma série de variáveis como temperatura, umidade relativa, velocidade do vento e radiação solar. "Usando tratamentos estatísticos sobre os dados disponibilizados pela NASA a partir da linguagem R, conseguimos realizar as previsões dos dados de temperatura e concentração de CO² atmosférico para os próximos dois anos", detalha a Vitória Ventura, aluna de Geologia.

As 37 equipes finalistas agora disputam o grande prêmio de ir para a NASA apresentar o seu projeto e assistir ao lançamento de um foguete. O resultado final sai em dezembro.

Make it Cool
Os estudantes que integram o grupo são Vitória Ventura, Gabriel Pelizari e Thassia Gondek, Unicamp; Ana Barros, da Esalq/USP; Vítor Gomes, da UFSCar-Sorocaba; e João Cosso, da Uerj. Um vídeo sobre o projeto da equipe pode ser acessado no YouTube e mais informações também estão no Instagram.