Mariana Pezzo - Publicado em 04-08-2020 15:00
Movimenta CCET realiza Semana do Ensino Remoto
Evento é voltado a docentes e estudantes de Ciências Exatas e Tecnológicas (Imagem: Divulgação)
A Semana do Ensino Remoto para as Ciências Exatas e Tecnológicas (Sercet 2020) da UFSCar acontece de 10 a 14 de agosto, para apresentações e debates sobre a evolução e perspectivas futuras da Educação a Distância, com base em necessidades e experiências colocadas pelo cenário da pandemia e das políticas de distanciamento. As atividades permitirão a abordagem de ferramentas de ensino, plataformas e suas potencialidades, processos de elaboração de conteúdos e técnicas de avaliação e registro de frequência.

O evento, que está com inscrições abertas, é voltado não apenas a docentes, mas também a estudantes e suas perspectivas sobre o ensino remoto. A Semana é uma realização dos projetos Movimenta CCET e Movimenta Materiais, ambos vinculados ao Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), integrantes do Programa Brasil Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (PMG-EUA), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Comissão Fulbright.

A organização é das coordenações de cursos de Engenharia e, também, de docentes das Engenharias e Ciências Básicas que compõem um dos grupos de trabalho do Movimenta (GT6). A Sercet integra as comemorações de 50 anos da UFSCar, da criação de seu curso de Engenharia de Materiais e, assim, da instalação da área de Engenharia de Materiais no Brasil e na América Latina.

A programação está estruturada em cinco módulos, com palestras e mesas-redondas, todas em ambiente virtual. Os módulos são: Do ensino presencial para o ensino remoto; Organização do tempo e planejamento da carga horária; Conteúdos e aplicações do ensino remoto nas Engenharias e Exatas; Aprendizagem ativa e simulação no ensino remoto nas Engenharias e Exatas; e Perspectivas e infraestrutura institucional.

A programação completa e outras informações estão no site do evento.