Notícia

Flávia Salmázio - Publicado em 08-07-2020 14:00 - Atualizado em 2020-07-08
Evento virtual apresenta a Olimpíada Brasileira de Robótica
Participante da Olimpíada Brasileira de Robótica (Foto: Jonal DHoje Interior)
Participante da Olimpíada Brasileira de Robótica (Foto: Jonal DHoje Interior)
Em uma simulação de ambiente hostil, apenas um robô completamente autônomo pode resgatar vítimas sem interferência humana. O objetivo é que este robô desvie dos escombros e leve as pessoas até uma região segura em que os humanos já possam assumir os cuidados. Esta é a prova prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

No Estado de São Paulo (SP), foram quase 1.000 equipes inscritas para a Etapa Prática, em 2019. Na modalidade teórica, mais de 500 participantes atingiram a nota de corte na primeira fase. São resultados significativos e que nos levam a crer que a robótica caminha para se tornar uma das grandes áreas de pesquisa. De natureza interdisciplinar, a robótica integra diversos conhecimentos.

UFSCar - A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem participação de destaque na Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR. A Coordenação Nacional ficou, por 3 anos consecutivos (de 2016 a 2019), a cargo dos Professores Rafael Vidal Aroca (Departamento de Computação - DC) e Tatiana Pazelli (Departamento de Engenharia Elétrica - DEE). Em 2020, o Representante Estadual, em São Paulo (SP), é o Professor Rafael V. Aroca. 

Evento - Hoje, às 16h, o Professor Rafael irá participar de apresentação da OBR a todos os interessados. O evento "Engrenando com Café" será on-line, com transmissão pelo YouTube.

Acesse aqui para assistir.

Saiba mais sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica aqui.