Tiago Santi - Publicado em 07-11-2018 13:00
Campus Lagoa do Sino realiza III Comemoração da Semana de Biologia
Palestra realizada no Restaurante Canto do Lago (Foto: Tiago Santi)
Entre os dias 16 e 19 de outubro foi realizada a III Comemoração da Semana de Biologia do Campus Lagoa do Sino da UFSCar. O evento teve como tema "O ser biólogo: estudando, amando e defendendo a vida" e a programação apresentou mesas-redondas, palestras, minicursos, oficinas e gincanas. As atividades foram realizadas no período da manhã nas dependências do Campus e, no período da noite, no Restaurante Canto do Lago, na cidade de Campina do Monte Alegre (SP).

A abertura teve a exibição do filme "Proibido Homens", seguida de discussão com a plateia. As palestras abordaram temas como Paleontologia; áreas prioritárias para conservação"; (bio)fábrica de órgãos; aplicação da terapia gênica e celular para tratamento de doenças; e os desafios da pós-graduação. Além disso, uma mesa-redonda refletiu sobre "O biólogo e o mercado de trabalho".

Os estudantes também participaram dos minicursos: "Filogeografia: reconstruindo a história evolutiva das espécies"; "Descomplicando a anatomia"; "Abordagens teórico-práticas sobre arborização urbana, botânica e gestão ambiental em municípios"; "Reciclagem de óleo - produção de sabão"; "Biologia e conservação de tubarões e raias"; e "Técnicas de amostragem e identificação de insetos", além de uma oficina sobre permacultura e de uma gincana cultural.

As atividades foram gratuitas e tiveram a participação de alunos de todos os cursos do Campus Lagoa do Sino e também da comunidade local. A TV UFSCar produziu matéria sobre o evento; confira aqui.