Engenharia Ambiental

Engenharia Ambiental

O profissional dessa área é capaz de entender os processos ambientais articulados com os processos produtivos e as relações sociais, de reconhecer os agentes envolvidos e os riscos existentes, de analisar as intervenções humanas e de planejar as interferências adequadas de forma a preservar, controlar e recuperar a biodiversidade.

O curso de Engenharia Ambiental do Campus Lagoa do Sino da UFSCar forma profissionais para atuar na conservação, preservação e manejo dos recursos naturais; na prevenção e controle de impactos ambientais (sobre água, ar, solo e biodiversidade); na recuperação de áreas degradadas; e em projetos de reflorestamento. O profissional formado é capaz de atuar de forma crítica, reflexiva, multidisciplinar, científica, técnica e com responsabilidade social, mantendo uma relação harmônica com o ambiente. Ele também possui capacidade de entender os processos ambientais articulados com os produtivos e os riscos existentes, analisar as intervenções humanas e planejar as interferências adequadas de forma a preservar, recuperar e utilizar, de forma sustentável, os recursos naturais.

Um diferencial do curso é a formação específica para prover a interface entre os conceitos de sustentabilidade ambiental e desenvolvimento territorial, por meio da compreensão dos problemas de gestão, econômicos, sociais e do ambiente e, fundamentalmente, de uma visão sistêmica dos processos rurais, agroindustriais e urbanos.

Núcleo Docente Estruturante
Conselho de Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental