Engenharia Agronômica

Engenharia Agronômica

Inúmeras transformações tecnológicas e sociais vêm alterando o cenário agrícola, agrário e agroindustrial brasileiro, em consonância com uma forte demanda por produtos agroalimentares. É nesse contexto que se configura a área de Engenharia Agronômica, responsável por direcionar o desenvolvimento agropecuário às exigências econômicas, sociais e ambientais.

O curso de Engenharia Agronômica do Campus Lagoa do Sino da UFSCar visa, assim, formar profissionais capazes de gerar e aplicar conhecimentos científicos e técnicas agronômicas que buscam a agricultura racional, sustentável e integrada, associando sistemas produtivos vegetais e animais. Para isso, o aluno terá sólida formação científica e humanística, capaz de desenvolver consciência social, econômica, cultural e crítica de atividades pertinentes ao seu campo profissional, de modo a orientar a comunidade em que atuará, no sentido de proporcionar desenvolvimento sustentável e contribuir para a melhoria da vida do homem do campo e da sociedade.

O engenheiro agrônomo formado pela UFSCar será capaz de compreender os processos ecológicos que são associados aos sistemas alimentares e reconhecer e se integrar às relações sociais que ocorrem nesses sistemas para identificar e contribuir com os agentes envolvidos. Sua atuação pode se configurar na avaliação de riscos e na identificação de oportunidades para a melhoria dos processos produtivos, na análise e planejamento de futuras intervenções e perturbações aos agroecossistemas, na produção de alimentos com foco na preservação, na recuperação e na utilização, de forma sustentável, dos recursos naturais.

Núcleo Docente Estruturante
Conselho de Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Agronômica
Documentos e orientações para o estágio curricular