Você está aqui: Página Inicial / Notícias

UFSCar lança seu primeiro Desafio de Inovação e Empreendedorismo

João Eduardo Justi publicado em 29-09-2017 - 13:00

A UFSCar lança, na próxima semana, o período de inscrições para participação na primeira edição do Desafio UFSCar de Inovação e Empreendedorismo, que será realizado por meio da Agência de Inovação da Universidade até o primeiro semestre de 2018. O evento objetiva desafiar os participantes a levarem à sociedade os avanços tecnológicos resultantes de estudos, pesquisas e ações empreendedoras, prevendo a capacitação da comunidade acadêmica e estimulando o surgimento de projetos inovadores com mecanismos para apoio e viabilização, além de ações para difusão da cultura da inovação e do empreendedorismo.

Destinado aos alunos, docentes e técnico-administrativos da Universidade, além da comunidade em geral - desde que em parceira com algum membro ou tecnologia interna -, segundo o diretor executivo da Agência de Inovação da UFSCar, Roberto Ferrari Júnior, o intuito do Desafio corresponde à missão da Agência que é "prospectar e apoiar projetos inovadores, disseminar a cultura e capacitar pessoas para inovar, empreender e transformar a sociedade". 

Os participantes poderão inscrever projetos nas modalidades: novos empreendimentos inovadores; baseados em tecnologias protegidas da UFSCar ainda não licenciadas; resultados de atividades acadêmicas; e pesquisas com resultados passíveis de proteção da propriedade intelectual. As principais questões a serem respondidas dizem respeito ao avanço tecnológico proposto, seus benefícios e impactos na sociedade, além da descrição da equipe participante. 

O Desafio contará com premiação em duas categorias "Startup" e "Licenciamento" e consistirá de quatro fases - período de inscrições; submissão de modelo de negócios simplificado; elaboração de teste de conceito e plano de negócios; e articulação de parcerias, captação de recursos e apresentação final do projeto. Ao longo de sua execução, serão oferecidas atividades de capacitação e apoio aos participantes, além de orientação individualizada, com previsão de atividades de interação e networking com investidores e parceiros interessados em colaborar na viabilização dos projetos. As oportunidades de parcerias acontecerão em forma de apoio institucional, mentorias, entre outras, além da captação de recursos para a oferta de premiação em dinheiro.

Para esclarecimentos de todas as dúvidas sobre o Desafio, bem como a apresentação de seus propósitos, regimento e detalhes da iniciativa, a Agência de Inovação da UFSCar promoverá palestras de orientação abertas ao público. O lançamento oficial do Desafio acontecerá na próxima terça-feira, dia 3 de outubro, às 14h30, no Anfiteatro da Reitoria, na área Sul do Campus São Carlos.

A chamada pública estará disponível no site do evento a partir do dia 2 de outubro e as inscrições poderão ser realizadas entre 2 e 16 de outubro. Todas as informações sobre inscrições, regulamento e etapas também podem ser conferidas no site, pelo e-mail desafio@fai.ufscar.br ou pelo telefone (16)3351-9040.

Mais Notícias