A poluição plástica e microplástica, um dos maiores desafios ambientais globais, será tema do Fórum Permanente “Do ideal ao aplicável: limites, possibilidades e desafios do combate à poluição plástica no contemporâneo”, que acontece no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas. A organização é do Projeto Temático “Destino e impactos de microplásticos e pesticidas em matrizes aquáticas e terrestres em contextos agrícolas” (PLAST-AGROTOX - Fapesp nº 2022/12104-4), que tem entre os pesquisadores principais Walter Waldman, docente no Departamento de Física, Química e Matemática do Campus Sorocaba da UFSCar, junto a colegas da Unicamp e USP.
Será um espaço para apresentar o cenário em que se encontra a poluição plástica e promover o diálogo entre diferentes setores para avançar na construção de políticas públicas e estratégias de enfrentamento. Para participar, é necessário realizar a inscrição, por meio deste link.
A programação contará com duas mesas-redondas, reunindo especialistas de diferentes áreas, representantes da indústria, gestores públicos e divulgadores da Ciência. Entre os convidados confirmados estão Ana Luísa Patrício Silva (Departamento de Química/Universidade de Aveiro, de Portugal), Ana Paula Bortoleto (Departamento de Infraestrutura e Ambiente/Unicamp), Caio Gomide Otoni (Instituto de Química/Unicamp), Maria Raquel Passos Lima (Departamento de Antropologia/UERJ), Sandra Andrea Cruz (Departamento de Química/UFSCar) e Carolina Ponce de León (Coordenação de Circularidade da Associação Brasileira de Indústria Química - Abiquim).
Confira a programação completa no site do Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar.
Confira a programação completa e o procedimento para inscrição no site do ICC-UFSCar.