Leci Brandão, cantora, compositora, deputada estadual, militante e primeira mulher negra a receber o título de Doutora Honoris Causa pela UFSCar, é tema de documentário que será exibido no âmbito do Cineclube Somos Cultura na próxima quarta-feira, 17 de setembro. Após a exibição haverá um bate-papo com o diretor do filme, Anderson Lima.
Nascida no Rio de Janeiro, em 1944, Leci é conhecida por sua militância nas causas da população negra e LGBT e por ser pioneira na ala de compositores da Mangueira. São mais de 50 anos de carreira com sucessos como "Zé do Caroço" e um forte engajamento político e social que se reflete em suas músicas.
O documentário "Leci" (2025), ao longo de seus 70 minutos, marca posição política ao dar a dimensão ao engajamento da cantora e deputada, ou "uma mulher negra nadando contra a corrente", como ressalta o rapper Emicida no filme, um entre tantos personagens (como também Martinho da Vila e Fernanda Haddad) que aparecem no filme para falar da cantora.
A exibição será aberta ao público, com início às 19 horas, no Auditório Bento Prado Jr., na área Norte do Campus São Carlos.
Assista o trailler do documentário.