De 23/05/2023 a 27/05/2023
10ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA)

A programação inclui atividades culturais, rodas de conversa e vivências em territórios de reforma agrária, buscando articular e fortalecer o debate sobre reforma agrária, estimulando o diálogo entre a Universidade e a comunidade de São Carlos.
Na terça-feira, dia 23 de maio, a abertura do evento contará com uma Ocupação Cultural pela Reforma Agrária, às 17 horas, no Palquinho da UFSCar. Na sequência, ocorre a exibição seguida de debate do documentário "O diagnóstico" (2020), de Beto Novaes, no Auditório do NAP da UFSCar. O bate-papo contará com a participação do diretor e do vereador Djalma Nery (PSOL), e com a mediação de Joelson Gonçalves de Carvalho, professor do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da UFSCar. Nos dias 24, 25 e 26, ocorrem as vivências nos Assentamentos Santa Helena e Nova São Carlos e no Acampamento Capão das Antas. O encerramento da Jornada ocorre às 9 horas do sábado, dia 27 de maio, na Feira Orgânica de São Carlos, com um bate-papo sobre segurança alimentar, contando com a participação de Maria Sylvia, ex-presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Carlos (COMSEAN-SC), e Joaquim Lauro Sando, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Ribeirão Preto (COMSEAN-RP) e Dirigente Regional de Produção do MST. A conversa será mediada por Diogo Tafuri, pesquisador do NuPER e membro do COMSEAN de São Carlos.

Local: UFSCar e territórios de reforma agrária
Realização: Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural (NuPER)
Mais informações:

Site e redes sociais do evento (Instagram e Facebook)