De 01/09/2022 a 30/09/2022
Exposição - "Topologias Orgânicas"

A exposição do artista Ernesto Ferro apresenta 19 esculturas em madeira. A proposta do artista é possibilitar uma experiência sensorial que ultrapasse os limites do olhar, pois as esculturas foram pensadas para serem tocadas, permitindo que a forma seja absorvida também pelo tato, sendo assim as obras podem ser apreciadas por pessoas com deficiência visual.
A mostra é resultado da união de obras de duas séries de esculturas feitas a partir de blocos de lâminas de madeiras sobrepostas, "Viagens Orgânicas" e "Topologias". Nas peças, as deformações das superfícies emergem do movimento oscilante entre o côncavo e o convexo, e os contornos irregulares e descontínuos perdem-se na simbiose entre corpo e vazio.
Segundo Ferro, "o percurso produtivo a que me disponho seguir perpassa pelos limites do real e adentram sutilmente o campo do possível. Para mim, o mundo possível é infinitamente mais interessante que o mundo real. Partir desse pressuposto não significa uma postura utópica, mas heterotópica; não se trata da busca de um lugar inexistente, mas de um lugar outro, lugar este onde as coisas podem se atualizar segundo todas as suas potencialidades".
Ernesto Ferro é artífice da madeira, participou de diversas exposições e salões de artes com linguagem em escultura, arte objeto e instalações, e seus trabalhos já foram expostos em várias mostras e galerias no Brasil e exterior. Natural de São Paulo, reside em Sorocaba desde a década de 1980, é artista plástico, historiador e filósofo. 
A entrada na exposição sediada na Biblioteca Campus Sorocaba da UFSCar é livre e gratuita para todos os públicos. O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda a quinta-feira das 13 às 22 horas e na sexta-feira das 9 às 18 horas.

Local: Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) da UFSCar
Horário: 13:00
Realização: Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) da UFSCar
Mais informações:

Site da B-So