Notícia

Adriana Arruda - Publicado em 14-04-2026 13:00
DEMa abre inscrições para curso online de Avaliação do Ciclo de Vida
Treinamento aborda fundamentos, normas e aplicações da ACV (Foto: Freepik)
Treinamento aborda fundamentos, normas e aplicações da ACV (Foto: Freepik)
Como avaliar o impacto ambiental dos materiais utilizados no dia a dia? Com a crescente demanda por soluções sustentáveis, compreender os impactos de produtos e processos tornou-se essencial para profissionais, pesquisadores e estudantes. Nesse contexto, o Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar está com inscrições abertas para o curso de treinamento em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), ministrado por Francys Moreira, docente do DEMa.

O curso tem como objetivo treinar profissionais de diferentes setores nos princípios, normas e ferramentas para ACV, com foco na estruturação de e realização de estudos na área. A atividade foi estruturada para oferecer conteúdo acessível e atualizado, permitindo que os participantes desenvolvam uma visão crítica sobre sustentabilidade e tomada de decisões baseadas em uma das metodologias mais reconhecidas internacionalmente para quantificar impactos ambientais ao longo do ciclo de vida de um produto.

Com carga horária de 12 horas, a formação será oferecida de forma totalmente online, com realização nos meses de maio e junho. O conteúdo programático inclui temas como ciclo de vida de materiais, uso da ACV como ferramenta de gestão ambiental, normas ISO 14040 e 14044, diferenças entre ACV atributiva e consequencial, bases de dados, procedimentos de alocação e análise de sensibilidade, além de métricas de impacto como pegada de carbono e pegada hídrica. Também estão previstos exercícios práticos com uso do software livre OpenLCA.

As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário online. Mais informações, incluindo datas, valores e detalhes sobre inscrição, estão disponíveis no cartaz de divulgação. Dúvidas podem ser encaminhadas para francys@ufscar.br.