João Eduardo Justi - Publicado em 05-01-2023 13:30
Curso gratuito ensina a elaborar projetos de pesquisa em Educação
Inscrições devem ser feitas entre 11 e 31 de janeiro (Imagem: Freepik)
Estão abertas as inscrições para o curso de extensão "Teoria e prática na elaboração de projetos de pesquisa na área de Educação", ofertado pelo Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação (GPTeFE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So), do Campus Sorocaba da UFSCar.

O curso é gratuito e será oferecido entre os meses de fevereiro e março, com o objetivo de habilitar os participantes a elaborar projetos de pesquisa na área da Educação. Serão oito encontros presenciais, às quintas-feiras, das 18 horas às 20h30, abordando temas como: as partes constituintes do projeto de pesquisa; tema, objeto e problema da pesquisa; pesquisa exploratória; objetivos e justificativas; metodologia; referenciais teórico-metodológicos; cronograma e referências; os paradigmas teórico-metodológicos mais empregados na pesquisa em Educação; e as sistemáticas de seleção e de funcionamento dos programas de pós-graduação em Educação.

A iniciativa é voltada principalmente a profissionais da Educação da rede pública e privada da região de Sorocaba, bem como a estudantes concluintes de graduação da UFSCar e de outras instituições de ensino. São 35 vagas disponíveis e as inscrições estarão abertas entre os dias 11 e 31 de janeiro, por meio deste formulário.

Das 35 vagas do curso, 20% delas são reservadas: três vagas para pessoas autodeclaradas como negras; três para pessoas com deficiência; uma para indígena. Caso as inscrições ultrapassem o limite de vagas, a seleção será feita a partir dos seguintes critérios: ter participado em processos seletivos de mestrado e/ou doutorado na área da Educação ou do Ensino em anos anteriores; ter cursado como aluno especial disciplina em programas de pós-graduação em Educação ou em Ensino; ser profissional que atue na Educação Básica da rede de ensino da região de Sorocaba; ser aluno concluinte de cursos de graduação da UFSCar.

A lista dos selecionados e mais informações serão publicadas no site do GPTeFE e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail gptefe@gmail.com.