Fabricio Mazocco - Publicado em 04-01-2023 15:00
Vestibular Indígena UFSCar/Unicamp acontece em janeiro
Vestibular acontece no dia 22 de janeiro (Imagem: Divulgação)
Acontece, no próximo dia 22 de janeiro, a prova do Vestibular Indígena Unificado 2023, realizado pela parceria entre a UFSCar e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É a segunda edição da seleção unificada para o ingresso de estudantes de graduação.

Neste ano, foram 3.480 inscritos. Na edição passada, se inscreveram 2.805 candidatos. As inscrições gratuitas foram encerradas no dia 30 de novembro. Na UFSCar, essa é a 16ª edição da modalidade de ingresso para estudantes indígenas e na Unicamp, a quinta. A Unicamp oferece 130 vagas, distribuídas entre todos os cursos da Universidade, e a UFSCar também oferece 130 vagas, totalizando 260 vagas destinadas a essa modalidade de ingresso voltada a estudantes indígenas brasileiros que cursaram escolas públicas.

As provas serão aplicadas em seis cidades: Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). A cidade de Bauru não atingiu o número mínimo de 55 inscritos e, conforme previsto pelo edital do processo seletivo, não terá aplicação do exame. Os candidatos que haviam escolhido a cidade de Bauru deverão realizar a prova na cidade de Campinas.

Os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no edital, a ser entregue no dia da prova. A relação candidatos-vaga por curso e o número de inscritos por cidade de prova estão disponíveis na página eletrônica da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). Na mesma página, estão disponíveis os locais do exame. A Comvest irá divulgar a primeira chamada do Vestibular Indígena no dia 13 de fevereiro de 2023. Haverá até cinco chamadas para matrícula online e as datas estão no calendário, no site da Comissão.