Adriana Arruda - Publicado em 31-10-2022 09:40
Docente da UFSCar publica cartas inéditas de Horacio Quiroga
Wilson Alves-Bezerra no Instituto de Estética, da Universidade do Chile (Foto: Divulgação)

Wilson Alves-Bezerra, Diretor da EdUFSCar e docente no Departamento de Letras (DL) da UFSCar, acaba de lançar o livro "Nuevos papeles íntimos", pela +Quiroga Ediciones. A obra apresenta cartas inéditas do uruguaio Horacio Quiroga, um dos maiores escritores hispano-americanos do começo do século XX, que viveu de 1878 a 1937.

As 30 cartas foram encontradas e analisadas pelo docente, por meio de pesquisas em antiquários e acervos. "Este foi um processo de garimpo que durou 10 anos e, após as descobertas, houve, posteriormente, o processo de transcrever e dar contexto às cartas no universo do escritor", registra Alves-Bezerra.

Esta é a primeira vez em que são tornadas públicas cartas de Quiroga a sua segunda esposa, María Elena Bravo. Também há correspondências inéditas ao escritor brasileiro Monteiro Lobato, com quem Quiroga preservava uma amizade - além de trocarem textos e livros, se encontraram em 1922, no âmbito das comemorações do centenário da Independência do Brasil, em São Paulo.

Em sua nova obra, Alves-Bezerra também destaca cartas de Quiroga ao escritor uruguaio Elías Castelnuovo, com quem mantinha uma relação turbulenta. "Era um misto de admiração e dificuldades de convívio, o que fica ainda mais evidente neste material inédito", pontua o docente.

Por fim, o livro registra correspondências a outros escritores, como Justo P. Sáenz, Antonio Alejandro Gil e Manuel Rojas.

A linguagem utilizada por Quiroga nestas cartas, bem como sua caligrafia e instrumento de escrita (lápis, caneta ou mesmo datilografia), variam de acordo com o destinatário. "O livro traz todas essas diferenças, das cartas íntimas, a lápis, para a esposa, às cartas protocolares, acusando o recebimento de livros de escritores mais jovens, passando pela amizade com Lobato, um dos pontos altos do livro para leitores brasileiros", complementa o pesquisador.

Alves-Bezerra estuda o escritor desde a sua graduação, em 1999, ainda na Iniciação Científica. "Ele foi um dos maiores contistas do século XIX e início do XX, além de ter somado influências na América Latina. Também foi um dos primeiros críticos de cinema, à época, cinema mudo, e seus contos geralmente traziam elementos realistas e fantásticos, com temas relacionados à selva, onde ele mesmo passou grande parte de sua vida", situa Alves-Bezerra.

Como tradutor de Quiroga para o Português, o docente publicou "Contos da selva", "Cartas de um caçador" e "Contos de amor de loucura e de morte", pela Editora Iluminuras. Em 2023, serão lançados "Os desterrados" e uma biografia do escritor, a primeira em língua portuguesa.

O livro "Nuevos papeles íntimos" será lançado no dia 1º de novembro, na 44ª Feria del Libro de Montevideo,  no Uruguai. Mais informações sobre a obra estão disponíveis no site da Editora.