João Eduardo Justi - Publicado em 08-06-2022 09:00
ProEx 30 anos: Evento destaca projetos da UFSCar em Sorocaba
Pró-Reitora e membros da ProEx exibem logomarca comemorativa (Imagem: NETC)
No último dia 30 de maio, a UFSCar deu início às comemorações dos 30 anos de implantação da sua Pró-Reitoria de Extensão (ProEx). As celebrações, que percorrerão os quatro campi universitários, começaram pelo Campus Sorocaba, com evento no Núcleo de Extensão Educação, Tecnologia e Cultura (NETC) da Instituição.

Durante o evento, foram apresentadas ações de extensão realizadas no Campus Sorocaba e a professora Telma Darn, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) e Coordenadora do NETC, exibiu um vídeo sobre a estrutura e a finalidade do Núcleo de Extensão em Sorocaba, ressaltando a importância da conexão entre a Universidade e a comunidade na qual está inserida para a produção do conhecimento e os avanços sociais.

A Pró-Reitora de Extensão da UFSCar, Ducinei Garcia, destacou o histórico da extensão universitária no Campus Sorocaba, com contribuições nas áreas da Saúde; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Cultura; Meio Ambiente; Tecnologia e produção; Trabalho; e Comunicação, além de projetos multidisciplinares. De acordo com o balanço apresentado por Garcia, já foram realizadas pela UFSCar em Sorocaba "167 atividades da extensão integradas ao ensino e à pesquisa, alcançando 460 concluintes; 151 atividades de consultoria e assessoria, impactando cerca de 90 mil pessoas; 477 cursos de formação inicial ou continuadas, para 21 mil pessoas; e 512 eventos de caráter acadêmico ou cultural voltados a 180 mil pessoas".

Ao longo do encontro, também foi apresentada a logomarca comemorativa dos 30 anos da ProEx e foram exibidas mensagens gravadas por pró-reitores de extensão de gestões anteriores, os quais sublinharam a importância dos programas de extensão para produzir conhecimento e torná-lo acessível, com foco na resolução dos problemas da sociedade.

10 anos do Oturesp
Durante a programação, foram comemorados os 10 anos do Observatório de Turismo do Estado de São Paulo (Oturesp), um programa de extensão da UFSCar em Sorocaba, que reúne dados, monitora e analisa o desempenho do turismo no estado de São Paulo, para subsidiar ações de gestores e empreendedores do setor turístico. Um vídeo mostrou objetivamente a metodologia de trabalho do Observatório, seu escopo, missão e estrutura, destacando a importância dos indicadores para a gestão turística de empreendimentos e de municípios.

Outra ação celebrada foi a parceria entre o Oturesp e o Arranjo Produtivo Local - APL Agrotech que, no âmbito de sua Câmara Técnica de Turismo - APL AgrotechTUR, dará início ao desenvolvimento de projeto piloto de turismo no município de Araçoiaba da Serra. A Câmara Temática de Turismo, formada em junho de 2021, contempla outras sete cidades (Ibiúna, Itapetininga, Piedade, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, São Roque e Sorocaba) e teve sua primeira etapa de planejamento concluída em maio. Com relatório consolidado sobre as atividades realizadas até o momento, indica, entre outras oportunidades diagnosticadas, um vetor para o desenvolvimento do turismo em área rural, com a participação de produtores rurais e com ênfase no cicloturismo.

"Agora, no escopo do APL Agrotech, o Oturesp vai fornecer o conhecimento das ferramentas de gestão necessárias para o desenvolvimento desse projeto piloto na cidade de Araçoiaba da Serra", adiantou Telma Darn, que também é Coordenadora do Oturesp. O Prefeito de Araçoiaba da Serra, José Carlos de Quevedo Júnior, enfatizou o "interesse da administração municipal em fazer com que o projeto alcance êxito e colha bons frutos". De acordo com o Secretário de Turismo de Araçoiaba da Serra, Marcos Antônio Pardim, "todo o esforço será empreendido para que a nossa cidade seja um bom exemplo para as demais com esse projeto piloto".

No encerramento, o Deputado Federal Vitor Lippi enfatizou que "é muito importante para a sociedade que os governos consigam se organizar, se unir com as universidades, com empreendedores, para promover um futuro planejado", como vem acontecendo nas parceiras entre a UFSCar, as instituições e os poderes públicos
da Região Metropolitana de Sorocaba.

O evento que abriu as comemorações dos 30 anos da ProEx-UFSCar contou com a participação de Nelson Tadeu Cancellara, Presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba; André Santos, Diretor da Agência Inova Sorocaba; Iara Bernardi, Presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Sorocaba; Márcio Carrara, Secretário de Educação de Sorocaba, no ato representando o Prefeito Rodrigo Manganhato; Karina Martins, Diretora do Campus Sorocaba da UFSCar; Marimar Guidorzi, Coordenadora do APL Agrotech, além de outras autoridades locais, gestores da Universidade e da equipe da ProEx. A realização foi do Núcleo ETC e da Coordenadoria de Cultura (CCult) que, inclusive, mantém parceria no desenvolvimento do programa de extensão "Saberes que se encontram", voltado à valorização da cultura. Saiba mais em www.proex.ufscar.br.