Notícia

Denise Britto - Publicado em 11-05-2022 12:00
Ocupação do 13 de maio é tema de atividade online da UFSCar
Evento aborda relações étnico-raciais na educação, saúde e em territórios negros (Imagem:Reprodução)
Evento aborda relações étnico-raciais na educação, saúde e em territórios negros (Imagem:Reprodução)
A atividade Diálogos Interdisciplinares, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Condição Humana (PPGECH-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, apresenta, no dia 13 de maio, o debate "Ocupação do 13 de maio - Relações étnico-raciais na educação, na saúde e em territórios negros". Nessa data, Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, integrantes do movimento negro e intelectuais negros e negras têm questionado as condições a que foi (e tem sido) submetida a população negra no pós-abolição. 

Nesse sentido, o Diálogos Interdisciplinares se articula nessa data à mobilização nacional "Ocupação do 13 de maio em Atenção à Saúde da População Negra no Brasil" para discutir a saúde da população negra, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e, ainda, a educação das relações étnico-raciais a partir das pesquisas e outras atividades do grupo de pesquisa Educação, Territórios Negros e Saúde (ETNS) da UFSCar, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

O encontro será transmitido pelo canal do PPGECH-So, em www.youtube.com/PPGECH, às 17h30, e contará com o cientista social Celso Ricardo Monteiro, consultor da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo para a área de educação comunitária e articulação em HIV/Aids; Jéssifran Silveira Rosa, psicólogo social e mestrando no PPGECH-So; e Mariana Martha de Cerqueira Silva, pedagoga, doutora e mestre em Educação pela UFSCar. O evento tem mediação de Rosana Batista Monteiro, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) e do PPGECH-So, e líder do grupo ETNS, todos da UFSCar. 

A atividade é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Os Diálogos Interdisciplinares buscam divulgar e debater temas relacionados à condição humana na contemporaneidade de maneira interdisciplinar. Mais informações no site do PPGECH-So.