Denise Britto - Publicado em 05-05-2022 12:00
Comunicação tecnopolítica é tema de atividade de extensão
Iniciativa é gratuita, online e aberta a todo o público interessado (Imagem: Reprodução)
Estão abertas, até o dia 9 de maio, as inscrições para a atividade de extensão "Ideias linguísticas e comunicação tecnopolítica". A atividade é uma parceria entre docentes do Departamento de Letras (DL) da UFSCar e o Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo (Sindipetro - SP). O objetivo é propor reflexões sobre a produção audiovisual do Sindicato - em especial a série de vídeos do programa Peão Refinado, que mescla elementos de talk show, react, stand up comedy e telejornalismo -, a partir de conceitos e noções linguísticas relevantes para analisar a comunicação tecnopolítica.

"As tecnologias digitais afetam o modo de fazer política, sendo que é a política que determina o modo como desenvolvemos as tecnologias", explica Paulo Arantes, professor do Departamento de Letras (DL) da UFSCar. "Quer dizer: as tecnologias não são neutras, são desenvolvidas com certos objetivos, pra atender a certas necessidades e, quando estão em funcionamento, afetam o modo como nós vivemos esses objetivos e essas necessidades. É uma via de mão dupla entre tecnologia e política", analisa o docente, que coordena o evento junto à professora do DL, Luciana Salazar Salgado.

O público-alvo da atividade são membros da comunidade UFSCar e interessados da comunidade externa com qualquer graduação acadêmica ou atuação em comunicação política. A atividade ocorre em sete encontros quinzenais, às quartas-feiras, das 10 às 12 horas, em ambiente digital, entre 11 de maio e 10 de agosto.

As inscrições vão até o dia 9 de maio, por este formulário eletrônico. Há 20 vagas disponíveis, que serão preenchidas por ordem de inscrição. Se houver mais procura, os organizadores vão considerar as respostas dos interessados no formulário de inscrição e decidir pela inclusão de mais participantes.

Saiba mais sobre a iniciativa nos sites https://grupopesquisacomunica.wordpress.com/processos/criacao/ e https://sindipetrosp.org.br/peao-refinado-sera-tema-de-atividade-na-universidade-federal-de-sao-carlos/.