Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 28-01-2022 13:00
Inscrições abertas para Pós-Graduação em Gestão Pública Inovativa
Inscrições abertas para Pós-Graduação em Gestão Pública Inovativa da UFSCar. Imagem: Divulgação
Estão abertas as inscrições para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Inovativa da UFSCar, destinado para formação especializada de servidores municipais, estaduais e federais que desejam atualizar suas práticas profissionais. Os estudantes vão poder conhecer o potencial que uma gerência transformadora pode ter e se qualificar para propor programas de estado nos mais diferentes contextos: saúde, educação, sustentabilidade, urbanismo, transportes, dentre outros.

Ao longo das aulas, a especialização capacita os pós-graduandos para que possam aprimorar a sua percepção da realidade social, identificar as demandas existentes e intervir em seus respectivos serviços por meio da aplicação das ferramentas de inovação e empreendedorismo. Além disso, os formandos estarão aptos para melhorar processos de comunicação e a interação entre o sistema público, a burocracia e outros setores. Os alunos ainda serão capacitados para propor, planejar e desenhar sistemas de gestão com perfil na solução de problemas.

Os módulos abordam participação social e planejamento público, empreendedorismo, tecnologias, cidades inteligentes, ferramentas de inovação, sustentabilidade, comunicação, transparência, orçamento e avaliação de oportunidades. A especialização, que é desenvolvida com o máximo de aplicabilidade das ferramentas e matérias aprendidas nas disciplinas teóricas, conta com uma grade curricular baseada em evidências científicas, pautada pela ética e com conteúdo sintonizado com as mudanças da sociedade. O curso tem 360 horas de carga horária total, distribuídas em 15 meses, com encontros remotos uma vez por semana.

Cada disciplina tem 36 horas, divididas em 10 horas dedicadas a aulas ou debates com docentes e/ou profissionais convidados, 10 horas para teoria e metodologia ativa e 16 horas dedicadas ao estudo do material disponibilizado em vídeos, artigos, capítulos, podcasts, dentre outros, e para atividades em grupo. Ainda em fóruns de discussão, os alunos debatem as atividades e soluções a desafios propostos, sempre com a supervisão dos professores e da equipe de suporte acadêmico.

Profissionais com as mais diversas formações em nível superior, que buscam se atualizar buscando trabalhar em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), podem participar. As aulas começam no final de março. O formulário de inscrições e mais informações, como disciplinas, professores e valor de investimento, podem ser encontrados na Plataforma Box UFSCar.