João Eduardo Justi - Publicado em 28-01-2022 10:00
Servidores TAEs da UFSCar participam de coletânea sobre Gestão Pública
Obra está disponível para acesso gratuito na Internet (Imagem: Reprodução)
O projeto "Gestão Pública: A visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais", que organiza e divulga periodicamente coletâneas de artigos de autoria de servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) de instituições públicas de ensino Básico, Técnico, Tecnológico e Superior do Brasil, lançou em 2021 o seu oitavo volume com a participação de dois servidores TAEs da UFSCar.

A iniciativa visa reunir uma equipe pluriprofissional e multiterritorial de referência nacional para o incentivo à produção e divulgação científico-tecnológica dos servidores públicos da carreira técnico-administrativa em educação no País. A oitava edição da coletânea contempla, além da "Apresentação", 16 capítulos que abordam temas como a adoção de princípios da comunicação não-violenta na gestão de equipes; a gestão de bibliotecas universitárias; a transparência em portais de instituições federais de Ensino Superior; o compromisso social de universidades federais brasileiras com a inclusão e a diversidade; o desenvolvimento profissional; entre muitos outros.

Milena Moura, administradora no Departamento de Serviços Gerais do Campus Sorocaba da UFSCar (DeSG-So), é autora da "Apresentação" dessa edição da coletânea, em parceria com Roberta Leal, servidora TAE da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). No texto, elas afirmam que a tradição da multiterritorialidade do projeto iniciado em 2014 se mantém no oitavo volume, que "reúne incomparável trabalho e dedicação" de autores dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande no Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Elas contam também que "em 2021, a Coletânea GPTAE inovou incorporando o resumo em língua espanhola em todos os seus artigos", além do Português e do Inglês, e destacam cada uma das 13 temáticas abordadas ao longo dos capítulos.

Um dos capítulos tem autoria de Thiago Luchini, assistente em Administração no Departamento de Matemática (DM) do Campus São Carlos da UFSCar. O artigo de Luchini, intitulado "Fatores psicossociais e satisfação no trabalho de Servidores Públicos do Ensino Superior", investigou os fatores psicossociais mais sensíveis à satisfação no trabalho de servidores públicos do Ensino Superior de uma universidade federal no interior do Estado de São Paulo.

Com o objetivo de oportunizar espaço para publicação acadêmica e científica e promover ampla e eficiente divulgação da produção científico-tecnológica dos TAEs, o projeto disponibiliza todas as coletâneas para acesso gratuito na Internet. O oitavo volume, bem como as edições anteriores, estão disponíveis no site https://taepublicaartigoselivros.wordpress.com/.