Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 08-10-2021 13:00
UFSCar promove IX Congresso Brasileiro de Educação Especial
UFSCar promove IX Congresso Brasileiro de Educação Especial. Imagem: Divulgação.
A UFSCar promove, de 1º a 13 de novembro, o IX Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE). O evento é um espaço para a troca de ideias entre profissionais e acadêmicos, para divulgação e estímulo da produção dos conhecimentos científicos da área e uma oportunidade de atualização sobre as novas práticas propostas pela diretriz política educacional de inclusão escolar adotada pelo Brasil.

Em 2021, pela primeira vez em formato totalmente online, a acessibilidade está presente em todo o Congresso. Haverá mesas de debates, mais de 30 minicursos e apresentação de pesquisas em 20 eixos temáticos. Serão abordados a História da Educação Especial, o papel de Organizações e Movimentos Sociais, Políticas Educacionais, Tecnologia Assistiva e Arte, Cultura e Lazer. Além disso, também têm destaque na programação a Formação de Profissionais para diferentes modalidades de Ensino, Serviços de Apoio à escolarização, Recursos Pedagógicos e Diferenciação Curricular.

Ainda serão discutidos os temas Comunicação e Letramento, Ensino de Línguas, Educação Física e Esportes e como as famílias podem cooperar para o aprendizado. A Avaliação da Aprendizagem, a Educação Superior, Profissional e Tecnológica, além da Profissionalização e Acessibilidade no espaço de trabalho também vão estar em pauta, assim como temas relacionados a Metodologia e Ética na Produção Científica, Habilidades Sociais, Emocionais e Cognitivas, Diversidade de Gênero e Sexualidades, e Fatores de Risco: Prevenção e Intervenção.

Durante a programação do Congresso, no dia 6 de novembro, acontece também o XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial (ENPEE). Realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEES) da UFSCar, que desde 1982 promove eventos na área ajudando a superar barreiras enfrentadas em diferentes espaços e trajetórias escolares, acadêmicas e de formação profissional, o CBEE se consolidou como um fórum de integração entre a produção do conhecimento e a prática.

Em edições passadas, participantes de todos os estados brasileiros e de países da América do Norte, da Europa e do continente Africano estiveram presentes. Os interessados podem se inscrever pelo site www.cbee2021.faiufscar.com, no qual há mais informações. Os participantes poderão escolher o que irão assistir conforme interesse e disponibilidade. Saiba mais no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail cbee.ufscar@gmail.com.