Denise Britto - Publicado em 16-09-2021 11:00
Projeto divulga Filosofia por meio de podcasts
Programas estão em diversas plataformas como Spotify e YouTube (Imagem: Reprodução)

Já está no ar o segundo episódio do quadro "15 para uma", que faz parte do Peripacast, projeto que debate, em formato de podcast, diversos temas da Filosofia com o intuito de democratizar o conhecimento filosófico e levantar reflexões junto a estudantes e o público em geral. No novo quadro, Caio Souto, idealizador do canal "Conversações Filosóficas", conversa sobre o impacto da Filosofia e do trabalho de divulgação científica, através das mídias sociais, na comunidade acadêmica e não acadêmica.

O episódio está no Spotify e no YouTube e em outras plataformas, todas disponíveis em https://linktree.li/peripacast. A lista completa dos episódios também pode ser visitada no site http://peripacast.com.br.

O Peripacast é realizado por estudantes de Filosofia da UFSCar, com apoio do Departamento de Filosofia (DFil) e do Centro Acadêmico Bento Prado Jr., também da Universidade. Atualmente, o projeto conta com mais de 300 ouvintes no Spotify e mais de 200 ouvintes no YouTube, além de outras plataformas de streaming de áudio. "Sentimos que nosso podcast tem tomado proporções inesperadas justamente porque o programa é um instrumento muito eficaz de informação, estudo e debate. Os convidados levam a iniciativa para suas universidades e fazem divulgação entre seus pares. O retorno é muito positivo", contam os estudantes da UFSCar que promovem o Peripacast. O público é majoritariamente formado por pesquisadores em Filosofia, estudantes, professores e amantes da Filosofia de todo o Brasil.

Nome e origem
Os organizadores da iniciativa contam que o nome Peripacast surgiu dos seguidores da filosofia de Aristóteles, estudantes do liceu fundado por esse filósofo, os peripatéticos - ou "os que passeiam", "itinerantes" - nome adotado pelo hábito do filósofo de ensinar ao ar livre. "Decidimos por esse nome, junto com o símbolo celta triskle, para significar o aprendizado enquanto movimento", contam os realizadores do projeto. "Ouvir o podcast não é uma tarefa que se faz estaticamente, mas, sim, enquanto se realizam outros afazeres; e, nesse sentido, o conhecimento pode ser realizado em qualquer lugar e a qualquer momento", completam.

A iniciativa, que ganhou força durante a pandemia de Covid-19, surgiu como ideia em 2019, a partir das manifestações de 15 de maio em defesa da educação e da constatação a respeito da "desinformação da população acerca do que a Filosofia faz na academia e fora dela, qual sua utilidade e porque de sua importância", afirmam os estudantes da UFSCar. O primeiro episódio do programa foi publicado em maio de 2020. Eles contam que, no princípio, o podcast tinha o ideal de chegar ao público da comunidade não científica com conversas mais leves, entretanto, o "impacto principal foi na academia, especialmente no curso de Filosofia e outros das Ciências Humanas, através da divulgação científica e do debate sobre temas cotidianos relacionados com questões do trabalho dos convidados".

A repercussão, segundo os organizadores, vem sendo bastante positiva em todos os meios: "Dentro da UFSCar, especialmente, professores da Filosofia elogiam a iniciativa, sugerem convidados e divulgam em suas redes sociais pessoais. Alunos de outros cursos de graduação também já sugeriram temas e elogiaram a qualidade do nosso conteúdo, bem como estudantes de outras cidades e estados".

Mais informações sobre a iniciativa podem ser consultadas pelo site http://peripacast.com.br e pelas páginas no Facebook e Instagram.