Denise Britto - Publicado em 30-07-2021 13:00
Livros digitais discutem relações entre História e Literatura
Coletânea está disponível gratuitamente na Internet (Imagem: Reprodução)
Analisar as relações existentes entre História e Literatura sob as mais diversas óticas, temáticas e temporalidades. Essa é a proposta da coletânea "Diálogos Possíveis: História e Literatura em Perspectiva - Vol. 1 e 2", publicada no último dia 13 de julho, pela Comissão Permanente de Publicações Oficiais e Institucionais (CPOI) da UFSCar.

As obras são organizadas por Alex Rogério Silva, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) da UFSCar, e Thiago Henrique Sampaio, doutorando em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus de Assis), e reúnem contribuições de pesquisadores e docentes de instituições de Ensino Superior públicas e de estudantes de pós-graduação.

Os volumes foram prefaciados por nomes importantes dos Estudos Literários e da História, a professora Joyce Rodrigues Ferraz Infante, do Departamento de Letras (DL) da UFSCar, e Wilton Carlos Lima da Silva, do Departamento de História (DH) da Unesp, campus de Assis.

O volume 1 é dividido em duas unidades - "Fontes históricas e literárias" e "Imprensa e impressos em questão". "O primeiro conjunto de textos, sob a perspectiva das origens e das abordagens possíveis que caracterizariam as fontes literárias e históricas, contém seis contribuições sobre temáticas europeias e brasileira, em um leque temporal da antiguidade à contemporaneidade", descreve o professor Wilton Silva, no prefácio. "O segundo, com três capítulos focados na imprensa e seus produtos, em um panorama nacional, embora seja menor é igualmente impressionante, com abordagens que ligam o século XIX e XX: a produção literária na imprensa religiosa oitocentista, projetos editoriais e disputas literárias entre as décadas de 1930 e 1940, a literatura homossexual no jornal Lampião da Esquina, a editora Abril no mercado de impressos periódicos e, ainda, uma análise semiótica das capas do jornal Nós Mulheres", completa o professor.

O volume 2 também é dividido em duas partes. "A primeira unidade - 'Biografia e Memória' - contém dois estudos que tratam da permeabilidade entre Literatura e História", relata a professora Joyce Infante, no prefácio.  "A segunda unidade - 'Estudos Africanos' - possui três trabalhos, sendo que os dois primeiros tratam dos percursos e pensamentos de escritores e intelectuais africanos; o terceiro se detém no olhar de outros - missionários britânicos - sobre parte da África", descreve ela.

A coletânea, em formato PDF, está disponível para acesso gratuito pelo site da CPOI/UFSCar, bem como no site criado especialmente para divulgação.