Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 15-07-2021 11:00
UFSCar abre inscrições para cursos sobre Análise de Dados e Estatística
UFSCar abre inscrições para três cursos sobre Análise de Dados e Estatística. Imagem: Divulgação
O Departamento de Química da UFSCar está com inscrições abertas para três cursos online relacionados a Análise de Dados e Estatística: "Excel para químicos (partes 1 e 2)" e "Design of Experiments (DoE)". Com professores aptos para esclarecerem dúvidas individualmente, praticamente todos os testes disponíveis pelos sistemas são abordados na grade curricular.

O curso "Excel para Químicos, parte 1", dentre outras temáticas, trata de organização em planilhas eletrônicas, visualização e interpretação dos dados, cálculos estatísticos e produção de gráficos. Já no "Curso sobre Excel, parte 2", são apresentados conteúdos sobre formatação, validação, testes de hipóteses, detecção de amostras, análise de erros e cálculos avançados (matrizes). Ambos têm carga horária de 120 minutos.

Por sua vez, o "Curso de Design of Experiments (DoE)" aborda otimização de condições experimentais, economia de tempo e recursos para empresas. Nesse caso, com exercícios práticos, os estudantes aprendem por Excel e também com softwares livres. Além disso, os alunos poderão enviar cases para que as aulas tenham conteúdos direcionados. A carga horária total é de 7 horas e 30 minutos. Cada inscrito ainda recebe o livro "Planejamento fatorial em Química: maximizando a obtenção de resultados", publicado pela EdUFSCar.

As aulas estão previstas para começarem no dia 14 de agosto. Profissionais que atuam na área de Química, Engenharia e afins podem participar. Para os três cursos, o programa Excel não é fornecido. Os valores promocionais, assim como o formulário de inscrições e outras informações estão disponíveis na plataforma Box UFSCar.