Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 14-07-2021 11:00
Curso online aborda pedagogias para a educação da infância
Curso online da UFSCar aborda pedagogias para a educação da infância. Imagem: Divulgação
Estão abertas as inscrições para a segunda turma do Curso de Atualização Online "Pedagogias para a educação da infância: o jogo / brincar em foco", oferecido pelo Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (Cfei) da UFSCar. Estudantes de graduação e pós-graduação, professores, educadores e outros profissionais da área, além de mães, pais e demais familiares que lidem com a primeira infância, podem participar.

Com conteúdos teórico-práticos direcionados para bebês e crianças de 0 a 6 anos de idade, em contextos escolares, a grade curricular abarca conceitos desenvolvidos pela pediatra Emmi Pikler - que defende princípios como vínculo, motricidade livre e autonomia na educação infantil; e a Pedagogia da Escuta, conforme proposta pelo educador Loris Malaguzz, na qual o papel do professor é agir por meio do respeito, possibilitando à criança se expressar livremente na sala de aula.

A Pedagogia Montessori, criada por Maria Montessori, que dá ênfase à liberdade com limites e ao desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas, também é abordada na formação. De acordo com os professores responsáveis pelo curso, o estudo dessas pedagogias possibilita inspirações, aquisição e aprofundamento de conhecimentos científicos e práticos com as crianças.

As aulas da capacitação, que tem 15 horas de duração no total, acontecem em três encontros às sextas-feiras, com 2h30 de duração cada, nos dias 17 e 24 de setembro e 1º de outubro, sempre às 14 horas. O Curso conta com certificação emitida pela UFSCar. O formulário de inscrições e mais informações podem ser acessadas em jogobrincar.faiufscar.com. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ufscar.cfei@gmail.com.