Paula Daniela Zigante Bertocco - Publicado em 19-01-2021 13:00
SGAS retoma projeto "Compartilhando Menos Lixo!"
Estímulo ao consumo consciente. Foto: Pixabay

Projeto visa estimular a comunidade para o consumo consciente e a geração de menos resíduos

A Secretaria de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está retomando o projeto de extensão "Compartilhando Menos Lixo!" (ProEx 23112.013065/2020-13). Com objetivo de ampliar as ações de consumo consciente para além da Universidade, o projeto está desenvolvendo ações para a conscientização da importância da redução de materiais de uso único na comunidade de São Carlos.

A proposta do "Compartilhando Menos Lixo!" é atingir consumidores e comerciantes, apresentando e discutindo possíveis alternativas para a geração de menos resíduos. O projeto também quer sensibilizar o poder público local para a criação de propostas e de novas regulamentações para tratar de questões da poluição e impactos ambientais, decorrentes da geração de resíduos sólidos. "Esse projeto nasceu durante a pandemia, após a constatação do número alarmante da produção de resíduos de plásticos únicos, principalmente hospitalares e de consumo individual", explica Raquel Boschi, engenheira agrônoma da SGAS e coordenadora da iniciativa.

Com a realização do "Compartilhando Menos Lixo!", a UFSCar assume seu papel de transformar a sociedade. "A Universidade tem três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Nós estamos utilizando esses pilares para ampliar a consciência ambiental da população de São Carlos. Além de disponibilizar ferramentas de formação, estamos escutando a comunidade para identificar os problemas e apontar possíveis soluções", informa Gabriela Strozzi, técnica agropecuária da SGAS.

Os interessados podem registrar suas experiências no site do Projeto, participar das discussões sobre formas alternativas de embalagens, ser um agente disseminador de conhecimento, propor alternativas para a redução de resíduos, aplicar as alternativas na sua própria rotina e apresentar as dificuldades de mudanças de hábitos. "Da mesma forma que nós aprendemos a ler e a escrever, temos que aprender a mudar os nossos padrões e incorporar outras práticas que sejam ambientalmente mais adequadas. É preciso uma mudança de comportamento", alerta Roberta Sanches, da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Ambiental da SGAS.

Na primeira fase, o "Compartilhando Menos Lixo!" contou com a adesão, por exemplo, do Conecta Hortifruti que reduziu 80% do uso de embalagens plásticas nas suas vendas. "Nós já tínhamos a ideia de trabalhar com menos plástico, mas não sabíamos ao certo como nossos clientes reagiriam. Incentivados pelo projeto e por nossos clientes resolvemos mudar para o saco de papel e foi um sucesso", conta o empresário Caio de Almeida Oliveira.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail sgasproex@gmail.com, telefone (16) 3351-8278 e redes sociais da SGAS.