Gisele Bicaletto - Publicado em 23-07-2020 13:00
Cartilha apresenta ideias para pranchas de Comunicação Alternativa
Material pode ser acessado gratuitamente por familiares e profissionais (Imagem: Reprodução)
Um material elaborado na UFSCar pretende auxiliar crianças, jovens e adultos que tenham dificuldades de comunicação oral e escrita, causadas por síndromes genéticas, paralisia cerebral, autismo, dentre outras patologias. A cartilha "Comunicação Alternativa: confecção de pranchas, orientações e adaptações de atividades em época de Covid-19" foi criada sob coordenação de Mariana Gurian Manzini, docente do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar, com a colaboração de outras professoras e estudantes de graduação e pós-graduação em Terapia Ocupacional e em Educação Especial da Universidade.

A Comunicação Alternativa emprega gestos, expressões faciais, movimentos corporais, figuras, fotos e voz sintetizadas ou digitalizadas para que a pessoa com limitações comunicativas possa interagir face a face. Como benefícios, ajuda no estabelecimento e manutenção de relações sociais, na ampliação das trocas comunicacionais, na inclusão social e escolar e na promoção da qualidade de vida de forma prática e funcional.

De acordo com Manzini, durante a pandemia de Covid-19 muitas crianças e adolescentes com distúrbios de comunicação estão em casa e, geralmente, sem atendimentos especializados de Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Educação Especial, entre outros. Nesse contexto, a ideia do material é passar orientações sobre pranchas de Comunicação Alternativa e atividades adaptadas. "As famílias conseguem montar em casa suas próprias pranchas de comunicação e desenvolver as atividades de forma simples com seus filhos", afirma a docente. A cartilha também é indicada para profissionais que já utilizam software específico para criar pranchas.

As pranchas de comunicação apresentam figuras, símbolos e fotos de acordo com o interesse de quem vai utilizar o guia para se comunicar. Podem ser feitas para respostas diretas como "sim" e "não", para alimentação, preparo de refeições, autocuidado, brincadeiras, sentimentos, cores, dentre outras aplicações. "Para pessoas com severos distúrbios na comunicação oral e escrita, o uso de pranchas é benéfico, pois possibilita a transmissão de mensagens, ideias, pensamentos, escolhas e a expressão de sentimentos", descreve Manzini. Além disso, a professora diz que nesse momento da pandemia, as pranchas são essenciais para informar sobre a própria Covid-19, sintomas e formas de prevenção.

Cartilha
O material é divido em três partes: a primeira composta por informações sobre a Covid-19; a segunda aborda a Comunicação Alternativa e seus benefícios; e a terceira apresenta orientações sobre confecção das pranchas e sugestões de atividades adaptadas para Comunicação Alternativa, como quadro de rotina, receitas, músicas infantis, tarefas pedagógicas e livros.

"O nosso objetivo é auxiliar as pessoas com necessidades complexas de comunicação e suas famílias; possibilitar a formação continuada de profissionais das áreas da Educação e Saúde; e proporcionar atividades que possam ser desenvolvidas em casa com as crianças e também nos acompanhamentos profissionais", resume a professora. A cartilha é gratuita e pode ser acessada aqui

Além da professora Mariana Manzini e de estudantes da UFSCar, a elaboração do material teve a colaboração das docentes do DTO Claudia Maria Simões Martinez, Gerusa Ferreira Lourenço, Luciana Bolzan Agnelli Martinez e Mirela de Oliveira Figueiredo.