Flávia Salmázio - Publicado em 22-07-2020 15:30 - Atualizado em 22-07-2020
Conselho de Graduação irá votar retomada das aulas nesta quinta (23)
A proposta é de ensino remoto e será acompanhada por edital para inclusão digital
Nesta quinta-feira (23), a partir de 8h40, o Conselho de Graduação da UFSCar irá discutir a retomada das atividades de graduação. A proposta que será apreciada foi elaborada pelo Grupo de Trabalho GT-Planejamento, instituído no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), com ampla representatividade, composto por estudantes, técnico-administrativos e professores de todos os 8 Centros Acadêmicos dos 4 campi.

O texto recomenda que as atividades ocorram integralmente de forma não-presencial, no âmbito excepcional e exclusivo da pandemia da COVID-19, com novo período letivo iniciando em 31 de agosto de 2020 para os cursos semestrais, e data a ser definida para cursos anuais.

Inclusão - Em uma ação conjunta da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) e da Pro-Reitoria de Administração (ProAd), acompanha a proposta de retomada um edital para concessão de suportes à inclusão digital dos estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais da UFSCar. Estão previstos auxílio financeiro para compra de computadores (mediante edital de seleção), garantia de acesso à internet e alocação de recursos para assinatura de acesso à biblioteca digital - a ser disponibilizada gratuitamente a todos os alunos.

Acessibilidade - Paralelamente ao GT Planejamento foi constituído o Grupo de Trabalho Interdisciplinar sobre Acessibilidade (GTI-Acessibilidade) com o objetivo de auxiliar professores e estudantes na construção de soluções para o pleno acesso de estudantes com deficiência ao ensino virtual.

Apoio aos docentes - A ProGrad, em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEaD), criou um ambiente virtual de assessoria pedagógica, aberto a todos os docentes da UFSCar. Também vêm produzindo orientações técnicas para os docentes por meio de "lives", todas as quartas-feiras, das 10h30 às 12h00. As gravações das "lives" podem ser acessadas clicando aqui.

Mais ações - No âmbito da ProGrad, diversas ações estão sendo tomadas para viabilizar o retorno às atividades acadêmicas de forma segura e inclusiva. Já há previsão de apoio acadêmico aos docentes com a retomada do trabalho dos tutores, monitores e do pró-estudos. Destacam-se, também, as consultas realizadas junto aos estudantes e professores, que podem ser conferidas clicando aqui

Informações:

Conselho de Graduação (CoG)

Data: 23 de julho de 2020

- Transmissão ao vivo (mediante autorização do pleno):
Pelo Facebook - clique aqui
Pelo Streaming (necessário estar logado com e-mail @ufscar) - clique aqui

- Saiba mais sobre a proposta de aulas remotas - clique aqui