Adriana Arruda - Publicado em 18-10-2019 13:00
UFSCar recebe inscrições para mostra de vídeos indígenas até 31/10
Iniciativa visa divulgar produções feitas por povos indígenas (Imagem: Divulgação)
Até o dia 31 de outubro, está aberto o período de submissão de produções audiovisuais para a 1ª Mostra de Vídeos Indígenas da UFSCar, um projeto de extensão realizado pelo Grupo de Estudo e Extensão em Comunicação e Educação Popular (GECEPop), pelo Departamento de Artes e Comunicação (DAC) e pelo Centro de Culturas Indígenas (CCI), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), todos da Universidade.

A iniciativa objetiva colaborar com a divulgação de obras audiovisuais realizadas por povos indígenas que expressem diversidades sociais, culturais e lutas por direitos. Há décadas, os povos indígenas já utilizam a linguagem audiovisual como uma forma de expressão e para a valorização de suas culturas, idiomas e história.

Os vídeos podem ser inscritos até 31 de outubro, por realizadores audiovisuais indígenas, de acordo com o edital e mediante o preenchimento de formulário de inscrição, que estão em facebook.com/mostraindigenaufscar. Após o período de submissões, serão realizadas curadorias para a montagem da programação da mostra, que ocorrerá entre a última semana de novembro e a segunda de dezembro. Detalhes com datas, locais e horários das exibições dos vídeos selecionados serão divulgados até o dia 18 de novembro.

As produções escolhidas serão exibidas nas cidades que sediam os campi da UFSCar (São Carlos, Araras, Sorocaba e Buri) e há a expectativa que a mostra possa ser levada a outros lugares ao longo de 2020, conforme parcerias forem estabelecidas. Além dos espaços da Universidade, a equipe organizadora estimulará a exibição em escolas.

A 1ª Mostra de Vídeos Indígenas integra o calendário de eventos da UFSCar e colabora para lembrar que a Universidade foi uma das primeiras instituições de Ensino Superior do Brasil a adotar política de ingresso e permanência de estudantes indígenas, desde 2007. Mais informações estão disponíveis na página da iniciativa no Facebook e dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail djalmajr@ufscar.br.