Denise Britto - Publicado em 16-10-2019 13:00
UFSCar sedia evento internacional de jovens pesquisadores
Jornadas da AUGM devem receber cerca de 900 pessoas (Imagem: Matheus Mazini - CCS/UFSCar)
De 23 a 25 de outubro, a UFSCar sediará as XXVII Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), uma rede de universidades públicas e autônomas de seis países - Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai -, que compartilham oportunidades de formação acadêmica e científica.

As Jornadas têm como público-alvo alunos de graduação, pós-graduação e acadêmicos das 39 universidades integrantes da AUGM. Esta edição conta com 588 trabalhos inscritos, dos quais 35 são de estudantes da UFSCar. Ao todo, são esperadas cerca de 900 pessoas. "As Jornadas são uma oportunidade de compartilhamento de saberes em 30 diferentes eixos temáticos, bem como uma oportunidade de intercâmbio cultural entre pessoas de diferentes países da América Latina", afirma a Secretária Geral de Relações Internacionais da UFSCar, Maria Estela Antonioli Pisani Canevarolo.

A programação também é aberta ao público que pode conhecer as pesquisas e interagir com os participantes, durante os três dias do evento. As inscrições para os ouvintes estão disponíveis no site das Jornadas e poderão, também, ser realizadas presencialmente na secretaria do evento no dia 22 de outubro, das 15 às 17 horas, ou durante o decorrer das atividades.

As Jornadas estão integradas com as comemorações dos 50 anos da UFSCar que, ao completar meio século de história, tem o privilégio de sediar o maior e mais importante evento anual da AUGM. "É o momento apropriado de mostrarmos a UFSCar para as 39 universidades da AUGM e de oferecermos à nossa comunidade a chance de participar não só das exposições de trabalhos, mas também de palestras e workshops em diferentes eixos temáticos, que são os pilares acadêmicos da Associação", destaca Canevarolo.

Programação
Neste ano o tema central é "A Ciência e a Tecnologia na produção de inovação e transformação social". Serão apresentados mais de 500 trabalhos, nas modalidades oral e de pôster, a partir da manhã do dia 23 de outubro, em áreas como Energia, Saúde Humana e Animal, Meio Ambiente, Gênero, Acessibilidade e Deficiência, Engenharia de Materiais, Tecnologia e Inovação, Águas, Meios e Comunicação Universitária, Literatura, Imaginários, Estética e Cultura, Produtos Naturais Bioativos, Virologia Molecular, Biofísica, Produção Artística e Cultural, Ciências Políticas e Sociais, entre outras.

A sessão de abertura do evento acontece no dia 23, às 17 horas, com a palestra "Multidisciplinaridade e conexões: o caminho para inovações", proferida pelo professor Victor Carlos Pandolfelli, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, na área Norte do Campus São Carlos da Universidade. Na ocasião, haverá a apresentação da Big Boom Orchestra.

A programação inclui palestra sobre internacionalização acadêmica e científica, workshops sobre Inovação; Saúde Humana; e Agroalimentário, Geotecnologias e Ciências Atmosféricas - quando será lançado o e-book "Desenvolvimento Sustentável na Produção Agroalimentar" -, além de reuniões fechadas para os representantes dos eixos temáticos, bem como do grupo gestor dos Programas Escala da AUGM e membros acadêmicos. As atividades acontecem em diversos locais do Campus São Carlos.

Haverá também passeios culturais, com visitas à Fazenda Histórica Casa do Pinhal, ao Parque Ecológico e às Coleções Especiais da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar. Mais informações, incluindo a programação detalhada com locais e horários, podem ser conferidas no site https://jornadasaugm.faiufscar.com.

Sobre as Jornadas da AUGM
Criadas em 1993, as Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM reúnem anualmente centenas de pesquisadores das várias universidades que integram Associação. As Jornadas estão orientadas a incentivar, desde cedo, o relacionamento entre jovens pesquisadores dos países da região, promovendo o desenvolvimento de redes interpessoais e científico-acadêmicas. Dessa maneira, possibilitam a formação de grupos regionais de pesquisa científica, atendendo uma das prioridades da Associação: a formação de profissionais qualificados e cidadãos comprometidos com a realidade atual da América Latina.

A edição deste ano das Jornadas tem coordenação geral da Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) da UFSCar, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq), da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), da Fundação de Apoio Institucional (FAI) e da Associação Atlética Acadêmica, todas da Universidade, bem como da Faber-Castell e da Secretaria Executiva da AUGM.