Notícia

Tiago Santi - Publicado em 29-10-2018 13:00
Campus Lagoa do Sino realiza quinta edição da Jornada Acadêmica
Abertura oficial do evento (Foto: Tiago Santi)
Abertura oficial do evento (Foto: Tiago Santi)
Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, o Campus Lagoa do Sino da UFSCar promoveu a 5ª Jornada Acadêmica, com o tema "Desafios em Inovação Tecnológica: perspectivas industrial, agroambiental e social". Ao longo da programação, foram realizados debates, palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos, dinâmicas e apresentações de trabalhos técnicos. 

Segundo o professor Iuri de Paula Ferreira, do Centro de Ciências da Natureza (CCN) e coordenador da evento, a Jornada teve a missão de oferecer aos alunos atividades diferenciadas, formativas e de extensão nas mais diversas áreas do conhecimento. "O objetivo primário da universidade é a produção do conhecimento, e ações extensionistas visam difundir esse conhecimento para a população e promover o desenvolvimento do território ao redor da universidade. Com certeza a Jornada colabora nessa direção", afirma Ferreira.

Nos três dias do evento, no período da manhã, aconteceram palestras e mesas-redondas abordando  os desafios da inovação tecnológica, com a participação de pesquisadores e profissionais da  Agência de Inovação da UFSCar,  da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade de São Paulo (USP), do Sebrae, da LS Consultoria Jr., do Sintronics Green IT Innovation Center, dentre outros. 

Durante as tardes, minicursos e oficinas trataram de temas como biorremediação microbiana; sensoriamento remoto; bioacústica; biofertilizantes; cálculo e execução de ETEs via reatores anaeróbios compartimentados (RACs) e wetlands; restauração pela via de semeadura direta e das redes de sementes; compostagem doméstica; tecnologias utilizadas para a eficiência da pecuária leiteira; Limnologia; apicultura; manejo de ovinos etc. Também foi realizada apresentação de painéis com trabalhos técnicos dos alunos dos cinco cursos de graduação do Campus, avaliados pela comissão científica da Jornada. 

O evento foi gratuito e aberto aos estudantes do Campus Lagoa do Sino, bem como à comunidade local. As atividades foram realizadas nas instalações da Universidade e também em Campina do Monte Alegre visando uma maior participação dos moradores da cidade. 

A TV UFSCar produziu uma reportagem sobre a  5ª Jornada Acadêmica, confira aqui.