Mariana Pezzo - Publicado em 18-10-2018 13:00
Campus Lagoa do Sino recebe visita de pesquisadora da Klabin
Reunião aconteceu no Campus Lagoa do Sino da UFSCar (Foto: Acervo pessoal)
O Campus Lagoa do Sino da UFSCar recebeu no dia 15 de outubro visita da pesquisadora Juliana Cristina da Silva, da unidade da Klabin sediada em Telêmaco Borba, no Paraná, onde ficam concentradas as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação da empresa. Participou do encontro também Vitor Barreto Cabral, Coordenador de Qualidade na unidade de Angatuba da Klabin. A reunião é um desdobramento de visita realizada à unidade de Angatuba em setembro deste ano pelo Assessor para Articulação Institucional do Campus Lagoa do Sino, Edenis Cesar de Oliveira, juntamente com o docente Nilton Cezar Carraro, ambos vinculados ao Centro de Ciências da Natureza (CCN) da Universidade.

No primeiro encontro, já havia sido encaminhada parceria para a realização de estágios e visitas técnicas pelos estudantes de graduação do Campus, o que deve acontecer a partir do primeiro semestre de 2019, tanto em Angatuba quanto em Telêmaco Borba. Agora, na reunião realizada no Campus, o objetivo principal foi avançar no sentido de parcerias na área da pesquisa e, para tanto, um conjunto de docentes do CCN também participou do encontro para apresentar suas áreas de atuação. Assim, além de Oliveira e do Diretor do Campus, Rafael Henriques Longaresi, estiveram presentes Edison Tutomu Kato Junior, Vice-Coordenador do curso de graduação em Engenharia de Alimentos, e os docentes Miriam Mabel Selani, Moyses Naves de Moraes, Fernando Campanhã Vicentini, Monica Helena Marcon Teixeira Assumpção e Natan de Jesus Pimentel Filho. O grupo foi selecionado a partir dos interesses de pesquisa indicados anteriormente pela Klabin.

Edenis de Oliveira conta que todas apresentações têm vínculos com as linhas de pesquisa desenvolvidas pela Klabin e despertaram o interesse dos convidados. Para que possa ser dado prosseguimento ao diálogo, deverá ser celebrado agora um acordo de confidencialidade, considerando os interesses comerciais da empresa no estudos que desenvolve. Também será realizada visita de equipe da UFSCar à unidade de Telêmaco Borba. Mais informações sobre a parceria podem ser obtidas em contato com a Articulação Institucional, pelo telefone (15) 3256-9061 (ramal interno 9061) ou pelo e-mail edeniscesar@ufscar.br.