Mariana Pezzo - Publicado em 03-10-2018 16:00
Pessoas de 43 países fazem exame de proficiência em Português na UFSCar
Participantes desta edição do exame durante a prova escrita (Foto: Thais Siqueira – CCS-UFSCar)
Nos dias 1 e 2 de outubro, foi realizada em todo o Brasil aplicação do Celpe-Bras, único exame oficial brasileiro a conferir certificado de proficiência em Língua Portuguesa para pessoas estrangeiras. A UFSCar foi um dos 28 postos aplicadores no País - três no Estado de São Paulo -, atingindo neste ano a expressiva marca de 145 inscrições homologadas, de pessoas de 43 países, dentre os quais Azerbaijão, Líbano, Mali, Paquistão e Toquelau (território autônomo vinculado à Nova Zelândia).

O Celpe-Bras, aplicado em mais de 35 países, é reconhecido pelo Governo Federal e utilizado para atendimento a requisitos de ordem profissional, educacional ou de naturalização, dentre outros. A UFSCar é credenciada para aplicação desde 2009 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, nos primeiros anos, recebia em torno de 20 participantes por aplicação. O exame tem uma parte escrita, realizada ao mesmo tempo por todas as pessoas inscritas, e outra oral, realizada individualmente, que consiste em uma interação de 20 minutos com uma banca formada por dois avaliadores.

O posto aplicador na UFSCar é coordenado por Nelson Viana, docente do Departamento de Letras (DL) da Instituição, com participação, como examinadores, de outros docentes do DL e de outras instituições e, também, de estudantes de pós-graduação da UFSCar e do campus de Araraquara da Universidade Estadual Paulista (Unesp). "O número de pessoas inscritas nesta edição do Celpe-Bras revela um crescimento importante da área de Português para Estrangeiros na UFSCar", registra Viana.