25/03/2021
Curso de extensão - Pedagogia Histórico-Crítica: Ciência, Currículo e Didática #1

Ao longo dos encontros, que acontecem de 25 de março a 28 de junho, serão abordados temas como: os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica; a concepção marxista de ciência e método e as suas implicações para o currículo e para a didática; alfabetização; as perspectivas para a Pedagogia Histórico-Crítica diante dos problemas da educação brasileira no contexto da sociedade atual; entre vários outros assuntos. A primeira aula, com Dermeval Saviani, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), vai abordar a Pedagogia Histórico-Crítica como uma teoria pedagógica marxista.
O curso, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Politica, Trabalho e Educação Escolar, coordenado por Maria Cristina dos Santos, docente do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar, terá a participação de pesquisadores convidados de diferentes instituições do Brasil. Os encontros serão síncronos e transmitidos pelo canal HISTEDBR no YouTube. As inscrições estão encerradas, porque todas as vagas disponíveis já foram preenchidas, mas as pessoas interessadas poderão assistir às aulas que serão gravadas e ficarão disponíveis no canal. Mais informações pelo e-mail phc.ufscar@gmail.com.

Local: Canal HISTEDBR no YouTube (http://bit.ly/3uwQ4RW)
Horário: 09:00
Realização: Grupo de Estudos e Pesquisa Politica, Trabalho e Educação Escolar, coordenado pela professora Maria Cristina dos Santos, do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar
Apoio: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF)