22/10/2018
Palestra - Utilização de celulose como material de reforço em compósitos cimentícios
Pela natureza frágil dos materiais cimentícios, agentes de reforços podem fazer parte de sua composição para melhorar algumas propriedades como resistência mecânica e, assim, influenciar diretamente sua durabilidade. Nesse seminário, a professora Lívia Elisabeth Brandão Vaz, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), pretende discutir acerca da inserção de celulose em matrizes cimentícias, bem como possibilidades de tratamentos que podem ser aplicados a esses materiais e que visam à melhoria da relação celulose-cimento. O evento integra o Ciclo de Palestras do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM-So) do Campus Sorocaba, realizado neste segundo semestre e que apresenta temas atuais da área. Os encontros, gratuitos e com periodicidade quinzenal, são destinados a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e demais interessados. Não é necessária inscrição prévia.
Local: Auditório do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), no Campus Sorocaba da UFSCar
Horário: 15:00
Realização: Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM-So) do Campus Sorocaba
Apoio: e-mail fstrixino@ufscar.br e https://bit.ly/2yKJbQT