Você está aqui: Página Inicial / O Campus

O Campus

Em 2011, a UFSCar aceitou o desafio de implantar seu quarto Campus - Lagoa do Sino - localizado no município de Buri (SP) e a 6 km da cidade de Campina do Monte Alegre, em uma fazenda de 643 hectares altamente produtivos. A propriedade pertencia ao escritor Raduan Nassar, que decidiu doar a fazenda para a UFSCar após três meses de negociação, que contou com a participação do ministro da Secretaria Geral da República, Gilberto Carvalho; do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro da Educação e Cultura Fernando Haddad; do deputado federal Newton Lima; e do reitor da UFSCar Targino de Araújo Filho.

A UFSCar foi escolhida por ser a única universidade federal a ter Campus no interior do Estado e aceitou o desafio com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da região. Foi feito um pacto do aceite da Universidade, que recebeu 643 hectares do imóvel bem como todas as instalações e parte dos equipamentos da propriedade, como tratores, colheitadeiras e silos de armazenagem. Além disso, foram mantidos os empregados da fazenda, que continuaram a trabalhar na propriedade, e as casas foram preservadas, passando por reforma para adaptação das instalações às necessidades da Universidade.

O Campus fica a 130 km da cidade de Sorocaba, em uma região caracterizada pelo contraste entre alguns municípios muito industrializados e outros com economia voltada para a pequena agricultura, de base familiar. A região também tem características ambientais interessantes, com remanescentes de Mata Atlântica e de Cerrado, sendo uma das regiões do Estado de São Paulo com os maiores índices de preservação da vegetação nativa.

O projeto para o Campus Lagoa do Sino, considerando estas e outras características da região, está estruturado em três eixos: Desenvolvimento Sustentável Territorial (que significa, em linhas gerais, justamente o compromisso com a realidade regional); Soberania e Segurança Alimentar; e Agricultura Familiar.

Os primeiros cursos de graduação – Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental – receberam os seus primeiros 150 alunos em 2014 e contam atualmente com 23 docentes.

CEPEx-LS

Conselho de Centro - CoC - CCN 

Laboratórios Didáticos

Prefeitura Universitária - LS