Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Campus Lagoa do Sino sedia Jornada pela Reforma Agrária

Tiago Santi publicado em 11-05-2017 - 13:00

No último mês de abril, foi realizada, no Campus Lagoa do Sino da UFSCar, a segunda edição da Jornada Universitária em Defesa pela Reforma Agrária (Jura). Neste ano, o evento foi promovido em, aproximadamente, 50 Instituições de Ensino Superior do País e teve como objetivos incentivar as discussões sobre reforma agrária nas universidades brasileiras e estimular a reflexão sobre os conflitos diários no campo, lembrando da luta e resistência dos povos camponeses e indígenas. A Jornada também relembrou o Massacre de Eldorado dos Carajás (PA), ocorrido em 17 de abril de 1996, contra trabalhadores rurais sem terra. Na ocasião, a Polícia Militar do Estado assassinou 19 pessoas e deixou mais de 50 feridos, durante ato de reivindicação por desapropriação de terras e reforma agrária.

No Campus Lagoa do Sino, o evento foi dividido em duas etapas: a primeira, no dia 18 de abril, por meio de uma intervenção no Restaurante Universitário (RU) do Campus com a intenção, justamente, de resgatar e denunciar os 21 anos de impunidade do massacre de Eldorado dos Carajás. A segunda, no dia 26 de abril, com mesas de discussão integrando temas relacionados à reforma agrária, violência no campo, movimentos sociais e universidade.

Para contribuir e fortalecer o debate dentro da Universidade, estiveram presentes representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Federação da Agricultura Familiar do Estado de São Paulo e da Central Única dos Trabalhadores (FAF/CUT-SP) e docentes do Campus Lagoa do Sino.

A 2ª Jura foi organizada pelo Levante Popular da Juventude - célula Lagoa do Sino, em parceria com a Rede UFSCar Agroecológica e movimentos sociais do Território do Sudoeste Paulista. Ao final do evento, o Campus recebeu feira aberta ao público com produtos provenientes de terras da reforma agrária.

Mais Notícias